HRSP promove capacitação em urgências obstétricas

0
722
Ferramentas de Gestão Empresarial no Excel

Xanxerê- A Comissão de Aleitamento Materno (CAM) do Hospital Regional São Paulo – ASSEC, promoveu esta semana uma Capacitação de Urgências Obstétricas. No auditório da entidade, a médica obstetra, Candice Bocaccio Sperb, foi a responsável por repassar as informações às equipes de enfermagem que fazem o acolhimento de gestantes.

No treinamento, a médica abordou a classificação de risco na obstetrícia. A ideia é alertar para aspectos que são bem importantes quando a gestante chega na Emergência. “São sinais de alerta. Algumas reclamações da gestante, ou a própria observação mais apurada do profissional que está fazendo a classificação, podem identificar o risco de alguma complicação. Falamos de cada trimestre da gravidez e os sinais em cada um desses períodos que são os mais importantes, especialmente na fase final da gestação onde podem ocorrer sinais como o trabalho de parto, pressão alta e sangramento”, explica a obstetra.

Atualmente, na Emergência do HRSP, o atendimento à gestante é prioridade. As mulheres grávidas que chegam para atendimento passam imediatamente por uma classificação obstétrica com enfermeiro obstetra. “O nosso treinamento hoje é justamente para capacitar os profissionais que fazem essa classificação de risco, para que eles possam saber bem quais os sinais que precisam ser comunicados ao médico imediatamente”, complementa Candice.

Ao fim do treinamento, a presidente da CAM, Talita de Souza, também repassou à equipe informações pertinentes sobre aleitamento materno. Participaram da atividade profissionais como técnicos de enfermagem e enfermeiros dos setores: Emergência, Centro Cirúrgico e Maternidade.  (Ass.Com.)