Acadêmicos visitam Hospital da Criança Augusta Muller Bohner

0
1821
Escola Acolhedora abril 2024

Xanxerê- Os acadêmicos da 5ª fase do curso de Enfermagem, da Unoesc Xanxerê, realizaram, na última terça-feira (18), visita técnica ao Hospital da Criança Augusta Muller Bohner, localizado em Chapecó. A atividade ocorreu durante os componentes curriculares de Saúde da Criança e do Adolescente II e Atividade Complementar V.

Segundo a professora Vanderléia Muller Duarte, que acompanhou os acadêmicos, a visita teve por objetivo conhecer as políticas e programas de saúde da criança e do adolescente no ambiente hospitalar.

Os visitantes foram recebidos pela coordenadora de Enfermagem, Francieli Cecconello, que encaminhou os acadêmicos para conhecer a estrutura e os serviços existentes no local. Assim, além de conhecer o funcionamento do Hospital, os acadêmicos puderam vivenciar, de forma prática, os conteúdos teóricos abordados em sala de aula.

De acordo com a professora Vanderléia, a visita técnica foi de grande importância, pois se deslocou o acadêmico do espaço da sala de aula, colocando-o em contato com a realidade da prática assistencial.

— Esse momento é muito significativo ao acadêmico e expande suas percepções sobre a realidade e os enfrentamentos vivenciados pelos profissionais de Enfermagem que atuam nesses espaços — analisa.

A coordenadora do curso de Enfermagem, professora Elenir Salete Frozza Salvi, avalia como positiva e relevante a atividade, já que o acadêmico tem a oportunidade precoce de contato com o futuro local de trabalho, visualizando a atividade do profissional enfermeiro e as necessidades do paciente.

Estrutura

O Hospital da Criança Augusta Muller Bohner conta com Pronto-Socorro que atende a crianças de 0 até 12 anos incompletos, tendo, em média, cinco mil atendimentos/mês. O Ambulatório Oncológico Infantil, que foi implantado no Hospital há um ano, atende atualmente a 80 consultas/mês e tem 16 crianças em tratamento oncológico, com uma estrutura completa composta por consultório, brinquedoteca, recreação, refeitório, fisioterapia, dentista e serviços de apoio — serviço social e psicológico.

Outra ala comporta o Centro Cirúrgico e a Central de Material, a qual atende a cirurgias infantis do município e da região e está vinculada à Ala Cirúrgica, onde ficam os internados no pós-operatório. Já a Pediatria conta com 19 quartos, sendo todos adaptados para atender às crianças conforme a idade e a patologia.

Por fim, também há serviços auxiliares, como Farmácia, Necrotério e setores administrativos.