Cerca de 1200 mulheres aguardam por mamografia em Xaxim

0
1458
consultoria vsd

Xaxim- Todos os anos, a fila de espera para realizar mamografia é uma questão preocupante no município de Xaxim. Neste ano, conforme informações repassadas pela própria secretária de Saúde, Leni Coelho Granzotto, cerca de 1200 mulheres que se encontram na faixa etária indicada para a realização do exame, ou que possuem histórico familiar de câncer de mama, aguardam pela realização do exame.

Atualmente, o município possui uma cota de 40 exames mensais pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que são realizados através de convênio com o Hospital Regional São Paulo, em Xanxerê, via Programação Pactuada Integrada (PPI), mas que não é o suficiente para suprir a necessidade real.

Conforme a secretária Leni, através da Secretaria de Saúde, somente é possivel realizar esses 40 exames por mês, conforme demanda liberada pelo SUS, pois o município não possui mamógrafo ou clínica particular conveniada ao SUS.

Por isso, para solucionar essa questão, Xaxim está finalizando as tratativas com o Projeto SESC Saúde da Mulher, para que no mês de outubro, o projeto possa chegar ao município e realizar em torno de 30 mamografias por dia, durante um prazo de 40 dias úteis.

“A demanda ficou reprimida devido a problemas no mamógrafo do HRSP, no qual os municípios da região possuem convênio. Com o projeto do SESC, a intenção é reduzir a demanda reprimida, quase que em sua totalidade”, considera a secretária.