consultoria vsd

São Domingos- O Parque Estadual das Araucárias, localizado no município de São Domingos, será um dos locais beneficiados com a assinatura do termo de cooperação técnica entre a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) e Fundação do Meio Ambiente (Fatma) ocorrido esta semana. O objetivo é a realização de estudos para visitação turística em sete parques estaduais existentes em Santa Catarina.

Em uma área de mais de 600 hectares de terra, o Parque das Araucárias possui mais de três mil araucárias, muitas delas com cerca de 500 anos de existência e diâmetro de cinco metros e meio. No início de abril deste ano, o local, que é administrado pela Fatma, com a co-gestão do Grimpeiro (Grupo de Apoio à Gestão do Parque Estadual das Araucárias), completou um ano de atividades, e neste período já registrou cerca de 2,5 mil visitantes.

Conforme o vice-presidente do grupo Grimpeiro, Angelo Milani (foto), os atrativos oferecidos pelo Parque das Araucárias, além de toda a exuberância da natureza, são: o Centro de Visitantes e as trilhas do mirante e da cascata, uma com 2.150 m e a outra com 1.100 metros de percurso.

Para Milani, algumas das novidades que devem ser implantadas para atrair mais turistas são o arborismo e alguns quiosques, para o lazer dos visitantes. “As pessoas vivem um dia dia estressante, então, esses parques serão um atrativo para eles acalmarem os nervos, porque você faz uma trilha e não cansa, você tem vontade de voltar e fazer novamente. Isso será muito importante para o turismo, principalmente, porque o pessoal terá um meio de sair, não muito distante, e ficar no meio da natureza”.

No Parque das Araucárias, todas as visitas são cadastradas e, somente no último mês, foram 350 visitas. “Considerando que o último mês foi fraco, porque era início das aulas nas escolas, então ainda não havia agendamento das cidades da microrregião, mas agora iniciam os agendamentos, e deve ultrapassar as expectativas”.

O local está aberto à visitação pública nas quartas, quintas e sextas-feiras, das 9h às 17h, e nos sábados e domingos, das 13h às 17h. Para auxiliar os visitantes, o Parque possui uma bióloga e pessoas que foram capacitadas para fazer o acompanhamento. O contato para agendamento de visitas pode ser feito através do telefone (49) 9132.4969. Outras informações podem ser obtidas no facebook, no Grimpeiro Grimpeiro.

Milani ainda relata que outras novidades estão por vir, pois recentemente foram descobertos no Parque o Vale do Xaxim e o Banhado das Cavalinhas, que são áreas inexploradas. “Agora estão abrindo trilhas, mas primeiro tudo será feito pelos pesquisadores e as pessoas do grupo dos Grimpeiro”.