Pesquisa do Sebrae/SC aponta otimismo na economia para pequenos negócios

0
1363
consultoria vsd

A cada três meses, o Sebrae/SC lança a pesquisa Tendência Conjuntural dos Pequenos Negócios. O estudo tem como objetivo mostrar o cenário de microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas quanto à atividade econômica do segmento em que atuam. Além disso, a análise contempla as tendências e expectativas dos empresários para o próximo trimestre. A pesquisa envolve 400 pequenos negócios de todas as regiões de Santa Catarina, nos setores da indústria, comércio e serviços.

Na última edição, a pesquisa apontou que as micro e pequenas empresas do Estado registraram aumento de vendas (+10,58 pontos) e de compras (+5,88 pontos), se comparado ao mesmo período de 2016. De acordo com o analista técnico do Sebrae/SC e coordenador da pesquisa, Cláudio Ferreira, os números apontam uma melhora da economia. “O principal motivo identificado de aumento de vendas foi o aquecimento do mercado, não condicionado somente as variações de sazonalidade da época do ano, o que é uma mudança significativa. Com esse resultado, que mostra o aumento de vendas e de compras por parte dos pequenos negócios podemos ver que aos poucos o cenário de estagnação econômica vai ficando para trás, apesar dos desafios para aumentar investimentos e gerar empregos no curto prazo”, analisa Cláudio.

O otimismo em relação à economia continua presente entre os empreendedores, já que todos os setores vislumbram um futuro melhor. O destaque fica por conta da indústria, que aumentou 13,85 pontos em relação a última pesquisa, e do comércio, que aumentou 10,6 pontos.

Outro dado importante desta edição da pesquisa diz respeito à terceirização. Ao serem questionados se a lei da terceirização, aprovada recentemente, teria impacto em seus negócios, 92,5% dos entrevistados acreditam que não irão sofrer consequências diretas.

A metodologia utilizada na pesquisa foi a realização de entrevistas com 150 microempreendedores individuais, 150 microempresas e 100 pequenas empresas em todas as regiões de Santa Catarina, nos setores da indústria, comércio e serviço. A pesquisa foi realizada entre 3 e 11 de abril de 2017. (MB Comunicação)