Turismo Sustentável é tema de palestra no VII Seminário Regional de Educação Ambiental

0
1584
consultoria vsd

Xanxerê – A Agência de Desenvolvimento Regional de Xanxerê, Unoesc, Epagri e Sesc realizam hoje, dia 31, o VII Seminário Regional de Educação Ambiental com a temática “O turismo sustentável nas trilhas do Parque Estadual das Araucárias”.  O evento tem o objetivo de promover momentos de reflexões e troca de experiência sobre o meio ambiente e ainda promover de forma educativa a consciência e apreciação do patrimônio natural e sociocultural da região Oeste.

A palestra acontece nesta quarta-feira, às 19h, no auditório do Bloco E da Unoesc. O evento é aberto a professores, acadêmicos e comunidade. A turismóloga Karla Hall irá abordar o tema  “Turismo Sustentável”. “Temos vários pontos turísticos na nossa região para apreciar e desfrutar deste turismo. É importante discutirmos este assunto principalmente porque o turismo é uma maneira de manter a infraestrutura sem atitudes ofensivas ao meio ambiente, conforme recomenda a ONU”, explica uma das organizadoras do evento, Márcia Mascarello.

O Seminário também conta com o apoio da Fundação do Meio Ambiente (Fatma), Secretaria do Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável e Continental Obras e Serviços.

Programação transferida

O Seminário também contempla um dia repleto de oficinas para estudantes das escolas estaduais e municipais da região no Parque Estadual das Araucárias, em São Domingos. Em virtude das condições climáticas, a programação prevista para a quinta-feira, 1° de junho, foi transferida para o dia 13.

Entre as atividades está trilha no Mirante e na Cascata, apresentação do grupo Grimpeiros; oficina com cães de resgate através do Corpo de Bombeiros Militar; oficina de alimentos orgânicos com a Epagri; construção de brinquedos sustentáveis com o Sesc, além da oficina de compostagem; eco-ônibus com a Fatma; Grupo Temático de Educação Ambiental RH2; Curso de Ciências Biológicas e Engenharia Florestal com a vida das plantas; Polícia Ambiental com a exposição de animais taxidermizados; histórias de que a natureza conta, através da interpretação ambiental com a ICMBio; turminha da reciclagem; espécies nativas frutíferas apropriadas pelo homem e ainda a presença do Parque Estadual Fritz Plaumann.

A expectativa é que no dia 13, participem da programação mais de 350 alunos.