Ponte Serrada busca preparação e organização para agir diante de fenômenos naturais

0
1514
consultoria vsd

Ponte Serrada-  Com o objetivo de debater a prevenção contra desastres naturais,  o prefeito Alceu Alberto Wrubel, o Tibe,  e a vice Fernanda Paglia conduziram uma reunião na Prefeitura de Ponte Serrada com a participação de secretários municipais, do delegado da Polícia Civil, Maiko Frank Vivi, da agente da Polícia Civil, Lizandra Paula, do sargento da Polícia Militar, Moacir Acunha, do coordenador Regional da Defesa Civil, Luciano Peri  e também da atual responsável pela Defesa Civil do município, Claudia Queiroz,  e do responsável do Corpo de Bombeiros Militar de Ponte Serrada, Cabo Romão.  A preocupação é em decorrência do intenso acúmulo de chuva nos últimos dias e por conta dos desastres naturais  que o município já sofreu.

Ficou estabelecido em reunião que um dos passos a serem tomados e discutidos será a elaboração de um plano de contingência, uma ferramenta de gestão elaborada para minimizar os riscos se uma adversidade no município. Ainda foram discutidas questões para o melhoramento na comunicação do sistema alerta-alarme no período crítico de fortes chuvas.

De acordo com o prefeito Tibe, já existe um estudo pronto contratado para apresentar locais a serem melhorados a fim de minimizar os efeitos causados pelos impactos naturais.

Nos dias 05 e 06 de junho, o município disponibilizará profissionais para participar de uma Oficina da Defesa Civil de Santa Catarina que abordará a  preparação para desastres com foco no Plano Municipal de Contingência, Planos Comunitários de Gestão de Riscos e NUPDEC´s, e Planos Familiares de Emergência  que será realizada no auditório da Amai, em Xanxerê.

“Essa reunião foi um momento importante para a troca de conhecimento  em busca de soluções. Ainda aproveitamos para posicionar demandas que deverão ser solucionadas com urgência e ações que precisam entrar na programação e outras que já começaram a ser planejadas. Estamos trabalhando para que a população de Ponte Serrada não sofra neste período de chuvas”, comentou o prefeito.