consultoria vsd

Passos Maia- A Defesa Civil de Passos Maia e a Coordenadoria Regional da Defesa Civil visitaram nesta quinta-feira ( 1º), a PCH Flor do Mato. Com a contenção da água, a barragem foi aliada e evitou consequências ruins durante o período em que o excessivo volume de chuva caiu sobre a região nos últimos dias.

A coordenadora da Defesa Civil de Passos Maia, Cleusa Gabiatti, lembra que o município, localizado a 46 quilômetros de onde a barragem está instalada, é o primeiro a receber o fluxo de água da PCH. Mas o barramento da captação feita no Rio do Mato, em Ponte Serrada, foi fundamental para que o nível do Rio Chapecozinho, em Passos Maia, não extrapolasse.

No entanto, como os reservatórios já estão cheios, a previsão de mais chuva para a próxima semana gera precauções. “O nosso município está na linha de frente, mas está tudo sobre controle”, tranquiliza Cleusa. “A gente tem cruzado as informações desde segunda-feira, monitorando, e hoje foi feita uma visita para partilhar as informações e prevenir algum evento que possa futuramente encher o rio e trazer transtornos à população”, explica.

Luciano Peri, coordenador regional da Defesa Civil, também esteve na PCH nesta quinta. Segundo ele, o objetivo principal da visita é acompanhar de perto o manejo da estrutura, “que tem como principal ação a contenção de água, que influencia diretamente no município de Passos Maia”.

Peri ainda afirma que a intenção é prever ações em caso de necessidade. Ainda conforme o coordenador regional, a usina conteve mais de 90% da águas dos últimos dias. “Para se ter uma ideia, começou a verter [água] nessa madrugada só. É importante porque através da barragem a gente consegue ter o controle de quanta água está sendo lançada no rio, fazendo com que a Defesa Civil possa identificar e fazer o monitoramento, comunicando a comunidade sobre alguma situação de risco”, reforça Peri.