Lançada 4ª edição da campanha “Xanxerê, cidade do coração”

0
960
consultoria vsd

Xanxerê- Foi lançada na noite da quinta-feira (08), no auditório do Hospital Regional São Paulo –ASSEC, a 4ª edição da campanha “Xanxerê, cidade do coração”, promovida pela Associação Empresarial de Xanxerê, Acix, com o apoio do HRSP. O intuito da campanha é conscientizar sobre hábitos de vida saudáveis e, assim, prevenir doenças cardiovasculares. O tema da campanha deste ano é o tabagismo, um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares. A expectativa é envolver mais de 12 mil pessoas nas atividades.

“O objetivo é alertar a comunidade sobre as doenças cardiovasculares. Falar sobre prevenção, as vantagens de ter uma qualidade de vida melhor para prevenir essas doenças. São informações, orientações que vão atingir desde as crianças nas escolas até a comunidade em geral. Através do trabalho dos profissionais aqui do Hospital, e com o apoio da Acix, lançamos a campanha pelo quarto ano”, explica o diretor administrativo do HRSP, Fábio Lunkes.

As ações em escolas começam em setembro, 19 unidades de ensino de Xanxerê, que possuem alunos do quinto ano podem participar do projeto. “Os profissionais do Hospital vão até as escolas para as palestras e nesse período os professores também trabalham o tema em sala de aula, com as turmas do quinto ano, que precisam fazer um projeto envolvendo toda a escola e até mesmo a comunidade local.  Os cinco melhores projetos receberão prêmio. Este ano a gratificação foi ampliada e vai incluir a escola, o professor e o aluno que se destacou na atividade, até como uma forma de incentivo à participação”, explica o coordenador do projeto, Vilson Piccoli. A premiação total é de R$ 6 mil.

Está confirmada a tradicional caminhada, no dia 30 de setembro, com saída na Praça Tiradentes.  A campanha “Xanxerê, cidade do coração” se estende até outubro, quando ocorre a VI Semana de Cardiologia do Hospital Regional São Paulo. “Este ano é inovador. Vamos juntar o trabalho na sociedade, com a Semana de Cardiologia, que é um momento de discussões, treinamentos e capacitação, que antes fazíamos internamente, e que agora vamos abrir para outros profissionais e para a comunidade”, comenta Lunkes.

O diretor administrativo do HRSP comenta ainda que a campanha reforça que “Xanxerê é a cidade do coração” há mais de 10 anos, desde a implantação do serviço de Alta Complexidade em Cardiologia no Hospital Regional São Paulo. Com isso, o hospital é referência para mais de 1,3 milhão de habitantes das regiões Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste Catarinense que precisam desse tipo de serviço.

Participaram da solenidade de lançamento autoridades, médicos, representantes de entidades, diretores de escolas que vão participar do projeto e colaboradores do hospital.