Servidores Municipais de Xaxim iniciam greve com mobilização em frente à Prefeitura

0
913
consultoria vsd

Xaxim- A greve dos servidores municipais de Xaxim iniciou na manhã desta quinta-feira (22) com mobilização em frente à Prefeitura. De acordo com informações do jornalismo da Cultura AM de Xaxim, a maioria dos participantes era de professores, que utilizando bandeiras e faixas pedia que o prefeito Lírio Dagort negociasse com a classe.

Conforme divulgado pelo Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal  de Chapecó e Região (SITESPM-CHR), a decisão de greve foi tomada porque o prefeito Dagort até então não havia pago a reposição da defasagem aos servidores, que tem data-base maio/16 no percentual de 3,47%, em atraso desde novembro de 2016, conforme Lei Municipal nº 169/2016.

Reajuste aos professores também com data-base maio/16 no percentual de 4,47%, em atraso desde novembro. Além da reposição dos servidores (3,99%) e reajuste dos professores (7,64%) com data-base maio/17 a categoria também reivindica o cumprimento da Lei que concede aumento ao vencimento da equipe de enfermagem, jornada de trabalho dos Agentes de Saúde, 2% de acréscimo na Regência de Classe dos professores, 2% de Progressão aos professores e 1% de Progressão por Mérito a todos os servidores.

Em material divulgada pela Administração municipal, sobre uma reunião entre o prefeito e alguns servidores da área da educação, no início da semana, Dagort explica que hoje a Lei de Responsabilidade Fiscal não permite conceder tais reajustes e progressões. Ainda de acordo com ele, irá buscar diminuir os índices da folha para que, o mais breve possível, assim que atendido os parâmetros legais, os aumentos pleiteados pelos servidores sejam concedidos.  O prefeito assegurou que em setembro voltará a conversar para um novo posicionamento.

Os servidores que manifestam em frente à Prefeitura ressaltam que caso uma proposta seja apresentada a greve pode terminar a qualquer momento. As aulas da rede municipal hoje estão suspensas. (Com informações: Jornalismo Cultura AM – J.Filippin)

 

Fotos:  Jornalismo Cultura AM – J.Filippin