www.tbfoto.com.br HYATT - SP/SP - 21/06/2011 Foto: Tadeu Brunelli ATENÇÃO: Toda foto deve ser publicada com o crédito do autor, de acordo com a Lei Nº 9.610 de 19/02/1998.
consultoria vsd

Xanxerê- A degustação de avaliação dos vinhos da Associação dos Produtores de Vinho Artesanal de Xanxerê ocorreu no sábado (24), no escritório da Epagri do município. A  iniciativa fez parte de um projeto que visa fortalecer o segmento, desenvolvido pela entidade em parceria com o Sebrae/SC, Senar/SC e Epagri. Os vencedores da avaliação serão conhecidos somente na data da realização da 9ª Festa do Vinho e 1ª Festa do Queijo e Salame, dia 08 de julho.

O Programa de Desenvolvimento Econômico e Territorial deu origem aos recursos aplicados pelo Sebrae/SC, seja nas consultorias tecnológicas de melhoria dos processos produtivos, gestão ou na preparação das unidades de produção para atender boas práticas de produção e aspectos legais de formalização.

A programação contou com a participação de quatro enólogos: Fábio Ricardo Ecco (consultor do Sebrae/SC), Jefferson Dantas de Souza (Epagri de Videira – SC), Eduardo Rech (Adega Chesini de Farropilha – RS) e Guilherme Fornasier (Vinícola Terraças de Bento Gonçalves – RS). Foram analisados 41 vinhos divididos em cinco categorias:  Niagara Branco, Vinho Tinto de mesa, Vinho Bordô, Vinho Rosé e Vinhos Finos.

O enólogo Fábio Ecco explica que os critérios de avaliação incluíram a utilização da ficha de degustação oficial da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) com pontuação de 0 a 100. “Na degustação observamos as características visuais do vinho como a limpidez, brilho e aspecto se condizem com a variedade em questão, as características olfativas (aroma) como a intensidade e qualidade e se tem algum defeito ou não. A última análise foi a gustativa (sabor do vinho) que permite avaliar a qualidade, intensidade e a persistência do sabor. Também avaliamos de forma geral (apreciação global) três quesitos que é a harmonia entre as características visuais, olfativas e gustativas”, observa.

O projeto, que visa fortalecer a cadeia produtiva do vinho, teve início neste ano com a participação de 12 produtores, porém, os vitivinicultores já participaram de consultorias do Sebrae/SC em anos anteriores.

Segundo Ecco, o resultado das atividades desenvolvidas pelo projeto até o momento é positivo. “A qualidade dos vinhos elaborados pelos produtores impressiona e isso é consequência do comprometimento deles em busca de conhecimento e novas técnicas de produção. Nós do Sebrae/SC, estamos proporcionando suporte técnico na implantação de novas tecnologias de produção e, com essa parceria entre os produtores, Senar/SC e Epagri, a qualidade dos vinhos aumentará cada vez mais”.

Premiação

A premiação dos vinhos de Xanxerê ocorrerá durante a 9ª Festa do Vinho e 1ª Festa do Queijo e Salame, promovida pela Associação dos Produtores de Vinho Artesanal de Xanxerê e Região, no sábado, 8 de julho, no CTG Espelho da Tradição. A programação inicia às 19 horas com degustação e segue às 20 horas com cerimonial de entrega do reconhecimento aos produtores de vinho. A partir das 21 horas, haverá baile com musical GD.

Além da degustação de vinhos, o público poderá provar variedades de queijos, salames, copas e demais petiscos servidos durante o evento. Os ingressos poderão ser adquiridos na Taisat Eletrônica, Consistemaq Balanças e KS Móveis. Informações pelo telefone (49) 9 9106 1743.

Foto ilustrativa