Dois mitos sobre Marketing de Conteúdo

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Quando estudamos sobre marketing para o nosso negócio e procuramos quais são as boas práticas em diferentes frentes, é muito comum nos depararmos com “verdades” que são ditas por diferentes fontes. Também ouvimos de amigos e conhecidos que fazer a estratégia “x” vai trazer resultados ou fazer a estratégia “y” não traz resultado. Isso nos faz assumir essas proposições como sendo verdadeiras, sem entender o contexto ou a forma como essas estratégias foram aplicadas. Pensando em ajudar você estrou trazendo dois mitos do Marketing de Conteúdo que vemos e ouvimos quase que diariamente.

Mito 01 – Preciso publicar todos os dias no blog, pois quanto mais conteúdo, mais resultados!

A publicação diária não é o principal fator que vai determinar o sucesso de uma estratégia de Marketing de Conteúdo, mas sim a publicação periódica. O Marketing de Conteúdo vai além da simples produção de conteúdo, não é “quanto mais você produz, mais resultados você tem”.

Há sim uma relação que diz que, quanto mais posts você tem no blog, maiores são suas chances de ser encontrado nos mecanismos de busca. Ou ainda, quanto maior for sua biblioteca de eBooks ou vídeos, maiores serão as chances de você ser lido/assistido. Mas isso só acontece se o seu conteúdo for de alta relevância e qualidade.

É pior ter um monte de conteúdo de qualidade duvidosa do que ter uma porção de material mais selecionado, mas de altíssima qualidade. O Marketing de Conteúdo não é sobre publicar o maior número de notícias no menor tempo possível. Ao contrário do jornalismo, não é uma competição em que o imediatismo pode fazer a diferença. Quantidade é bom, mas a qualidade é o principal fator que vai determinar o sucesso de sua estratégia de conteúdo.

Mito 02 – Falar sobre o que eu sei vai matar meu negócio e abastecer meus concorrentes.

Esse mito é um medo comum para a maioria das pessoas que fazem Marketing de Conteúdo. Em uma primeira visão, realmente parece que revelar os segredos e o conhecimento de graça irá matar seu negócio, pois as pessoas irão fazer tudo sozinhas e não precisarão de sua ajuda.

Mas, observando por uma ótica um pouco mais profunda, o que acontece na verdade é que, quando você revela seus segredos e entrega todo seu conhecimento de forma gratuita, você acaba criando identificação e respeito com sua persona, tornando-se referência no assunto. Isso é um fator importantíssimo e que influencia fortemente na decisão de compra do cliente.

Como você pode ter visto, existem muito mais mitos que são vendidos como verdades absolutas. Em linhas gerais, é sempre importante acompanhar e procurar por casos de sucesso e ter por perto especialistas para tirar as suas dúvidas e entender o que é aplicável ao seu negócio.

Sua empresa ainda não tem um blog? É bom rever sua estratégia de marketing.

Conte comigo se precisar de ajuda.

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