Xanxerê terá nova Lei para o Sistema Municipal de Cultura

0
1773
consultoria vsd

Xanxerê– Vereadores aprovaram por unanimidade em primeira votação, o Projeto de Lei Complementar nº AM 8/2017 que dispõe sobre o Sistema Municipal de Cultura no município.

Na última sessão (05), usou a tribuna o diretor de cultura Diego Gonçalves, que saudou vereadores e o público presente afirmando que “o fato é um marco para o município, um avanço na política cultural”.

Segundo Diego, este sistema promoverá maior participação popular na questão do fomento, articulação, gestão e promoção da política pública no município, em especial no que diz respeito aos recursos federais.

“Com a Lei a composição do Conselho Municipal de Políticas Culturais, passa a ser um conselho paritário, com representantes da sociedade civil e do poder público. Desta forma, o Conselho Municipal de Cultura terá que desenvolver um plano até o final do ano com envolvimento dos setoriais, sendo o sistema de financiamento da cultura; o fundo municipal de cultura; o cadastro dos artistas para mapeamento da realidade local; um programa de formação na área de cultura; e os sistemas setoriais de cultura”.

Os sistemas setoriais vão envolver todos segmentos artísticos e culturais possibilitando o acesso a um planejamento democrático, buscando valorizar artistas locais, para estar em conformidade com o sistema nacional.

“Pensando em fortalecer ainda mais o segmento na área da cultura, convido todos envolvidos a pensar numa política cultural de estado, não só de governos para construir uma identidade cultural para o município”, finalizou Diego Gonçalves.

O presidente da Câmara Adrianinho, agradeceu a participação das entidades representativas de Xanxerê que acompanham a votação do projeto afirmando também que a Lei, tem por finalidade a promoção do desenvolvimento humano, social e econômico, com pleno exercício dos direitos culturais da comunidade.