Encontro de Gestantes e Mamaço fazem parte das ações da Semana Mundial de Aleitamento Materno

0
1372
consultoria vsd

Atividades serão realizadas pelo HRSP entre os dias 01 e 05 de agosto

Xanxerê- A Comissão do Aleitamento Materno (CAM), do Hospital Regional São Paulo, de Xanxerê, promove a partir do dia 1º de agosto a Semana Mundial do Aleitamento Materno. As atividades se estendem até o dia 05 de agosto. Para o período estão programadas palestras para os colaboradores do HRSP e para profissionais da rede básica de saúde, além de ações como o “Encontro de Gestantes” e o “II Mamaço”, que buscam conscientizar a população sobre a importância de amamentar.

Conforme a enfermeira e coordenadora da CAM, Talita dos Santos, a semana tem como objetivo incentivar, difundir e apoiar o aleitamento materno e as boas práticas que favorecem a amamentação. “Nesta semana, temos atividades que visam a orientação dos colaboradores e da população em geral sobre os benefícios do aleitamento materno. Nossa intenção é desmistificar os principais mitos sobre a amamentação e reforçar esta prática vital”, ressalta.

O Hospital Regional São Paulo possui o título de “Hospital Amigo da Criança” desde 2002, instituído pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), por isso, busca promover ações que promovam a saúde desse público. A Semana Mundial é um exemplo, considerado inclusive como meio para promoção da amamentação e ocorre em 120 países. No Brasil, o Ministério da Saúde coordena a Semana Mundial de Aleitamento Materno desde 1999.

Encontro de Gestantes

Para a quarta-feira, dia 02 de agosto, está programado mais uma edição do “Encontro de Gestantes”. O tema será “Amamentação”, falando sobre dificuldades e benefícios, além do relato de casos. Profissionais do Hospital Regional São Paulo dos setores de psicologia e enfermagem farão as orientações. Conforme a coordenadora da CAM, além das gestantes podem participar do encontro puérperas que tenham alguma dificuldade ou dúvidas sobre a amamentação.

O Encontro de Gestantes acontecerá no auditório do Hospital, às 19 horas. Não é necessário fazer inscrição, basta comparecer ao local.

II Mamaço

Outra ação voltada à comunidade é a segunda edição do Mamaço. O objetivo é desmistificar qualquer preconceito sobre a amamentação em público e incentivar que as mamães alimentem seus filhos com o leite materno independentemente do local onde estiverem.

“Queremos conscientizar a toda a população sobre a importância da amamentação e às mães sobre o direito delas de poder amamentar os bebês não importa onde elas estejam. Além disso, vamos falar dos benefícios do aleitamento materno e a necessidade do apoio da família nesse período, para que elas não desistam da amamentação”, complementa a enfermeira.

Para orientar a população, uma equipe multidisciplinar de profissionais do HRSP participará do Mamaço, que está programado para às 14h, na Praça Tiradentes, no centro de Xanxerê.

Palestras

A primeira atividade da Semana Mundial do Aleitamento Materno será uma palestra com a obstetra, dra. Maria, com o tema Parto Humanizado. A palestra ocorrerá no auditório do HRSP, na terça-feira (1º de agosto), às 13h30.

Na quinta-feira, dia 03 de agosto o tema “Amamentação” será abordado pela pediatra, dra. Lilian, em palestra voltada às profissionais da rede básica de saúde. O evento inicia às 14h, no auditório do HRSP.

Já na sexta-feira, 04 de agosto, os colaboradores do Hospital serão orientados sobre os “10 passos para o aleitamento materno”, às 8h30. O objetivo da semana é orientar aos profissionais para que os mesmos sejam disseminadores da importância do aleitamento materno exclusivo, junto aos pacientes do HRSP.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza que o aleitamento materno deve ser exclusivo até o sexto mês de vida da criança, sendo assim, os bebês não precisam de chás, sucos, outros leites, nem mesmo de água. Bebês que são amamentados com leite materno tem menor propensão a doenças, pois o leite é como se fosse a primeira vacina do bebê, e são mais bem nutridos do que aqueles que ingerem qualquer outro tipo de alimento, pois somente o leite materno oferece anticorpos que auxiliam na imunidade prevenindo assim, futuras doenças.