Palstra Clara Chapecó

No período de 21 a 28 de agosto se comemora a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, que terá como tema “Pessoas com deficiência: direitos, necessidades e realizações”. Em Xanxerê, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais-Apae, realizará diversas atividades para celebrar a data, e na tarde desta quinta-feira, 03 de agosto, aconteceu uma reunião para concluir o planejamento das ações.

Segundo o presidente da Apae, Vainer Ferreira de Andrade, é um momento muito especial e merece toda atenção da diretoria. “As ações para a data já estão definidas. Hoje fizemos uma reunião com pessoas chaves, que atuarão diretamente nos eventos, para ajustar detalhes. Conversamos com a Ana Maria, que foi presidente por muitos anos e com a Alvaneve, diretora da Escola Especial Helena Adams Keller, para aproveitar a experiência delas. Também aproveitamos o conhecimento da Marcia, coordenadora pedagógica e da Daiane, nossa assistente social e do Ivan, que nos auxilia em toda a parte da comunicação, porque eles estarão diretamente envolvidos nas atividades, serão nosso suporte, nosso apoio na coordenação dos eventos, que também contará com a efetiva participação dos professores, técnicos e alunos”.

Vainer esclareceu que serão três atividades principais envolvendo a comunidade e autoridades. “No dia 21 teremos a abertura oficial, no pátio do Hiper Badotti, com a presença de autoridades locais e regionais. No dia 23 faremos um café na Apae, onde receberemos autoridades e empresários para apresentar o trabalho com os alunos e as conquistas em termos de estrutura, conseguidas com o apoio da comunidade e poder público. Para finalizar, no dia 25 teremos o II Seminário Regional sobre prevenção de Deficiências e o II Encontro Regional das Apaes do Oeste. O Seminário será no Centro Comunitário da Igreja Matriz, das 07h30 até às 16 horas. Com certeza serão eventos grandiosos e motivadores, mostrando a importância do trabalho realizado pela Apae. Nos outros dias, estaremos de portas e braços abertos para receber as pessoas que quiserem conhecer o trabalho da nossa equipe”.

O presidente da Apae adiantou que, tão logo o planejamento seja concluído, toda a programação será repassada para a comunidade através dos órgãos de imprensa local e regional.