Projeto da Unoesc atende animais de tração animal na comunidade

0
1226
consultoria vsd

Xanxerê- Professores e acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da Unoesc Xanxerê iniciaram atividade no projeto de extensão comunitária “Amigo Carroceiro”, criado para repassar informações sobre o manejo, bem-estar e cuidados básicos aos proprietários de animais utilizados como tração animal no perímetro urbano do município de Xanxerê.

Na última semana do mês de julho, foram realizadas consultas veterinárias gratuitas aos animais, instrução aos carroceiros quanto a formas de manejo e bem-estar dos animais e foram coletadas amostras de material biológico para análise laboratorial. Além disso, foi feito um levantamento de dados referentes a indicadores socioeconômicos com os proprietários, para saber qual o impacto destes fatores nas famílias.

A partir de agora, num segundo momento, e através de diversas parcerias com outras entidades e a prefeitura local, serão desenvolvidas atividades de inclusão social para os familiares e responsáveis por utilizar animais como tração animal.

O PROJETO “AMIGO CARROCEIRO”

O projeto é coordenado pelos docentes do curso de Medicina Veterinária, doutor Dietrich Pizzigatti e doutora Giovana Camillo, e conta com a ajuda da aluna do Programa de Mestrado em Sanidade e Produção Animal Aplicadas a Pequenas Propriedades da Unoesc, Nadia Daniele Peroni, dos graduandos bolsistas Gabriel Dagort Goulart, Gabriela Carina Bach, Orli Juliano Espindola e das voluntárias Ghyovana Letícia Pazini e Michele Helena Weirich.

Este projeto visa promover a sanidade e bem-estar dos animais de tração do perímetro urbano de Xanxerê, visto que ainda não se sabe qual é sua representatividade no contexto social do município. Contudo, é de conhecimento dos envolvidos no projeto e também de pessoas interessadas, que o trabalho realizado pelos proprietários e animais de tração ainda servem de fonte de renda para muitas famílias, além de ajudar na coleta seletiva de material reciclável.

Os objetivos do projeto incluem a realização de consultas veterinárias gratuitas; coleta de amostras e processo de exames hematológicos e coproparasitológicos, como dados complementares para avaliação de condição física dos animais; disponibilização de tratamento cirúrgico, quando necessário; instruir e conscientizar os proprietários sobre melhores formas de manejo, alimentação, condução e cuidados gerais; além de realizar o acompanhamento periódico dos animais, prezando desta forma pela qualidade de vida destes animais.

O projeto foi elaborado respeitando as normas do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea) e conta com material de divulgação informativo.