Vereador recebe denúncia de corte de transporte para estudantes com deficiências

0
1393
consultoria vsd

Xanxerê- Na última sexta-feira (05), o vereador Wilson Martins dos Santos (PSDB), foi procurado por pais de crianças e adolescentes que são atendidas pela SAED (Sala de Apoio ao Estudante com Deficiência), denunciando que a prefeitura de Xanxerê cortou o transporte das mesmas.

A Sala de Apoio está localizada na Escola Estadual de Educação Básica Joaquim Nabuco, e atende crianças com autismo e outras deficiências. “Segundo os pais destas crianças, a prefeitura cortou o transporte o que causa um grande transtorno para estas famílias. É difícil de entender as prioridades da administração municipal de Xanxerê. Estão mandando projetos para a Câmara de Vereadores, para criação de mais cargos comissionados com salários altíssimos, enquanto isso a comunidade sofre com estes cortes que são inadmissíveis. Vamos cobrar, na sessão desta segunda-feira a reativação deste serviço imediatamente”, declarou o vereador.

Wilson Martins dos Santos disse ainda que as famílias estão se organizando para procurar também o Ministério Público para denunciar o caso. “Segundo fomos informados, pela mãe de uma das crianças com autismo, atendida pela SAED, as famílias vão buscar o apoio do Ministério Público para exigir que a prefeitura retorne com o serviço”, completou o Wilson.

A Sala de Apoio ao Estudante com Deficiência tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas. As atividades desenvolvidas no atendimento educacional especializado diferenciam-se daquelas realizadas na sala de aula comum, não sendo substitutivas à escolarização. Esse atendimento complementa ou suplementa a formação dos alunos com vistas à autonomia e independência na escola e fora dela.