consultoria vsd

Xanxerê- Na terça-feira (16), a Fraternidade Cristã da Pessoa Com Deficiência de Xanxerê (FCDX) realizará, a partir das 19 horas, uma reunião com empresários do município. O objetivo é apresentar a Equoterapia, método terapêutico de reabilitação que utiliza o cavalo como agente promotor de ganhos físicos e psíquicos. O método é utilizado com pessoas que possuem necessidades especiais causadas por deficiências congênitas ou adquiridas.

O encontro contará com a colaboração da palestrante, a terapeuta ocupacional Luciane Jokoski, que é uma das profissionais que trabalha com os pacientes e professora da Associação Nacional de Equoterapia-Ande-Brasil.

Desde o fim do último ano, a FCDX teve uma diminuição do auxílio recebido do Poder Público para manter os custos da atividade, devido uma determinação do Ministério Público, uma vez que a legislação que não permite que servidores públicos sejam desviados de suas funções para atender entidades privadas, mesmo que sem fins lucrativos. A reabilitação através da Equoterapia ainda não é reconhecida pelo Sistema Único de Saúde, apesar de estar tramitando no Senado, desde 2005, um Projeto de Lei que incluirá a Equoterapia na lista de tratamentos do SUS.

Entretanto, para que os beneficiários da Equoterapia possam continuar a ser atendidos, a instituição possui um alto custo com o quadro de profissionais e com o trato dos animais. Além disso, desde o último curso de aperfeiçoamento, ocorrido no início do ano em Brasília, a FCDX aumentou o número de profissionais e passou a oferecer uma equipe multidisciplinar. O trabalho que iniciou com uma fisioterapeuta e um equitador, hoje além desses profissionais, também possui uma educadora física, uma pedagoga, uma psicóloga e uma terapeuta ocupacional.

A ideia de reunir empresários para conhecer com detalhe a atividade realizada visa buscar outras formas de apoio financeiro para continuar com o trabalho.