consultoria vsd

Xanxerê- A diminuição do período de atendimento do Pronto Atendimento 24 Horas foi abordada na sessão da Câmara de Vereadores na noite de segunda-feira (14) pelo vereador doutor Ricardo Lira da Costa, que pede explicações ao poder Executivo.

O vereador reconhece que a possível mudança se dará por conta de economia, mas ele considera que é preciso pensar no que é melhor para a população. “O que se considera economia? A saúde da população? O dinheiro? A Prefeitura que já está pendurada com as contas dela? Então, eu quero aqui, que o secretário de Administração, ou o futuro secretário de Saúde, venha a esta Casa para explicar o porquê do fechamento do 24 horas, a princípio a partir de 1 hora da manhã até as 7 horas”, solicita.

Conforme levantamento, divulgado pelo próprio vereador, durante esse período em que a Prefeitura planeja o fechamento do pronto atendimento, registrado em relatórios, existe um número reduzido de pacientes que procura o local, mesmo assim o legislador considera o que ele, como médico, faria caso chegasse uma criança precisando de atendimento, minutos antes do fechamento. “Como médico, se eu estivesse de plantão, faltando cinco minutos para 1 hora da manhã, e se chegasse uma criança vomitando, com diarreia, teria que fazer uma medicação, então não posso mandar para o hospital, ela teria que ficar ali, e por quanto tempo, por quantas horas? Então, tudo isso precisa ser pensado, não é pensar na economia, é pensar na saúde e bem-estar da população”.