consultoria vsd

Xaxim- Neste próximo domingo (10) é lembrado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. O Setembro Amarelo, a exemplo do que acontece com o Outubro Rosa – mês de prevenção ao câncer de mama – e ao Novembro Azul – que conscientiza sobre doenças masculinas – tem programação específica. Entre as ações estão inclusos métodos de conscientização sobre a realidade do suicídio e medidas de valorização da vida.

De acordo com o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) da Secretaria Municipal de Saúde de Xaxim, o movimento Setembro Amarelo é estimulado mundialmente pela Associação Internacional pela Prevenção do Suicídio (IASP) e consiste em iluminar ou sinalizar locais públicos com faixas ou símbolos amarelos. A fita amarela significa esperança e a cor amarela significa iluminar o sentido da vida.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, os suicídios podem ser prevenidos em 90% dos casos. Por isso, discutir sobre o tema é mais do que fundamental para que se organize uma linha de cuidados integrais em todos os níveis de atenção para garantir o acesso às diferentes modalidades terapêuticas e a salvar vidas. Em Xaxim, o Caps preparou um cronograma de atividades para o mês. Laços de fita amarelos serão entregues para todos os funcionários da Saúde para serem usados neste mês. Também, serão entregues materiais para montagem de mural referente ao Setembro Amarelo em todas as unidades de Saúde.

O coreto da Praça Frei Bruno de Xaxim será enfeitado de amarelo após o dia 7 de setembro. Além disso, a equipe do Caps participará do I Fórum em Saúde Mental e Prevenção ao Suicídio – Falar para Prevenir; a médica psiquiátrica do Caps palestrará sobre Suicídio na Adolescência; e, no dia 12, o Grupo de Canto do Caps se reunirá na Praça Frei Bruno para apresentações e distribuição de material educativo.

A NASCENTE

O Setembro Amarelo foi iniciado nos EUA no ano de 1994 após suicido de um adolescente, que após terminar a reforma de seu Mustang amarelo suicidou-se. Os amigos e familiares, num intuído de conscientizar sobre a necessidade de pedir ajuda, passaram a distribuir papeis amarelos para as pessoas com a mensagem: “se você não consegue pedir ajuda entregue isso a alguém, que irão lhe ajudar”.

DADOS PREOCUPANTES

Embora pouco se fale a respeito, o suicídio é mais comum do que se imagina em todo o mundo. No Brasil, já se tornou um problema de saúde pública com o registro de aproximadamente 9 mil suicídios por ano ou uma morte a cada hora.

O suicídio é a terceira causa morte a nível mundial, aproximadamente uma morte a cada 40 segundos e os distúrbios mentais estão associados à maioria dos casos de suicídios registrados.   Entre os jovens de 15 a 29 anos o suicídio é a segunda causa de morte, perdendo apenas para os acidentes de trânsito.

COMO POSSO AJUDAR?

É importante levar a pessoa a sério, manter a calma e deixar que ela desabafe. Importa saber se a pessoa possui planos específicos e qual o método de suicídio a ser considerado para que você possa eliminar os instrumentos. É igualmente importante não prometer confidencialidade, pois poderá ser necessário falar com amigos, familiares ou técnicos de saúde.

Reconhecer os sentimentos da pessoa, oferecer confiança, ser empático e não crítico é fundamental. Ajudar a pessoa a pensar em outras possibilidades para resolver o problema que está passando e ajudar a pessoa a encontrar uma ajuda especializada também é importante.

Considerando que o suicídio é um ato tendencialmente impulsivo e que corresponde a um período em que a pessoa está mais confusa e fragilizada, é importante não deixá-la sozinha. É impossível prevenir todos os casos de suicídio, contudo, a habilidade em lidar com suicídio, saber como expressar-se e como lidar com a situação fazem a diferença, pois milhares de vidas poderão ser salvas todos os anos se todas as pessoas que tentaram ou falam em se suicidar forem adequadamente abordadas e tratadas.