consultoria vsd

Xanxerê- A Campanha Xanxerê, Cidade do Coração, promovida pela Associação Empresarial de Xanxerê (Acix), com o apoio do Hospital Regional São Paulo (HRSP), realizará na noite do dia 21, às 19 horas, no auditório do Costa e Silva, palestra com o médico cardiologista Antônio Felipe Simões, de Florianópolis. O evento, que é aberto ao público, tem o objetivo de orientar as pessoas sobre “A importância das medidas de prevenção para as doenças cardiovasculares”.  O tema da Campanha deste ano é o tabagismo, um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares, e a expectativa é envolver mais de 12 mil pessoas nas atividades.

Neste ano, as ações da Campanha junto às 19 escolas participantes iniciaram no dia 1º de setembro e se estenderão até 1º de outubro, com a realização de palestras. Na avaliação do coordenador da Campanha, Vilson Piccoli, os alunos conseguem assimilar o conhecimento, pois é transmitido pelos professores, mas também por profissionais da área médica. “Os alunos se empenham ao máximo nos projetos, dificultando inclusive a escolha dos vencedores. Notamos também que alguns alunos que já passaram pelo quinto ano, vem ajudar os dessa classe, demonstrando que as informações, recebidas em anos anteriores, ficaram armazenadas”.

De acordo com Piccoli, a avaliação de todas as edições anteriores é positiva, pois sempre são abordados temas do cotidiano, como a alimentação, atividade física e outros cuidados com a saúde. “Buscamos, principalmente, informar às crianças, que essa é a doença que mais leva à óbito no Brasil”.

Além das palestras nas escolas, apoiadores e alunos das escolas parceiras da Campanha participaram do desfile nesta quinta-feira, dia 07 de setembro, com o tema “Não ao tabagismo”.

As ações que ainda serão realizadas são: a Semana de Cardiologia no HRSP; caminhada com integrantes dos colégios e dinâmica com apoiadores, iniciando na Praça Tiradentes, no dia 30 de setembro, às 14h30; encerramento da campanha deste ano, com a divulgação dos cinco colégios ganhadores, no dia 19 de outubro;   sorteio de um aluno (por colégio ganhador) para o prêmio de um voo panorâmico na cidade de Xanxerê, no dia 20 de outubro; e, no dia seguinte, parte da tarde, voo com os ganhadores, através do Clube de Aviação de Xanxerê.

Piccoli ressalta ainda que a campanha foi apresentada a todos os parlamentares, municipais, estaduais e federais, para mostrar a importância do município ser um centro de referências em cardiologia, atendendo assim mais de 1,3 milhão de pessoas. “Com isso, estamos conseguindo ajudar a trazer recursos para o HRSP”, diz.