consultoria vsd

Xanxerê– Na manhã desta quarta-feira (13) o diretor presidente da Agência de Fomento de Santa Cataria-Badesc, José Cláudio Caramori, esteve em Xanxerê em um evento que faz parte do Dia de Ação de Governo, uma ação desenvolvida pela Secretaria Executiva de Assuntos Estratégicos, em parceria com as Agências de Desenvolvimento Regional (ADR), que tem o objetivo de aproximar os diferentes órgãos do governo da população catarinense.

Em reunião realizada na sede da ADR, com dirigentes políticos, empresários e membros da diretoria da Associação Empresarial de Xanxerê-Acix, Caramori explicou o motivo da ação e da sua visita à região. “Nossa visita na região á uma oportunidade que nós temos para conversar com os empresários para mostrar a linha de atuação da instituição Badesc, ouvir as sugestões, eventuais reclamações e reivindicações, em todos os setores, para estabelecer esta relação aberta, franca e informal com a comunidade. Vamos fazer visitas às obras que o Governo do Estado está investindo aqui, conversar com prefeitos da Amai, vereadores, com a comunidade em geral, no sentido de fazer uma aproximação com o Governo, ampliando a atuação da ADR”.

Sobre patrocínio do Badesc à Expofemi 2018, Caramori confirmou o apoio da instituição a Feira. “Nós tratamos especificamente assuntos relativos de linhas de crédito para o setor privado, com a Acix e seus associados, os empresários e fomos ‘provocados’ pelo presidente da CCO, Cristiano Tofollo e pelo prefeito Avelino Menegolla, no sentido de que o Badesc possa estar presente como um dos patrocinadores na próxima edição e eu de pronto confirmo a presença do Badesc, é um evento para o ano que vem, mas já vamos deixar planejada a participação do Badesc na Femi, nos valores que ainda serão definidos, porque temos os regramentos internos de governo a ser cumpridos, mas no maior valor possível, nós estaremos participando como patrocinadores”.

Sobre a liberação de crédito para o setor privado, neste momento de crise, o presidente do Badesc informou que a entidade continua apoiando o setor produtivo. “Enquanto o setor político está tumultuado, as empresas continuam produzindo, tem que gerar empregos, remunerar seus funcionários, a remuneração do capital investido, a geração de impostos e o empresário brasileiro tem uma garra diferenciada e está acostumado a turbulências e por isso estão mantendo os seus negócios e já estão voltando a investir. Passamos o ano de 2015 com muitas empresas buscando capital de giro, dado às dificuldades da recessão, esse drama que se instalou no pais por erros governamentais federais gravíssimos, que complicaram a vida econômica do país e criaram uma recessão que vai demorar para passar, mas quem vai fazer passar é o empresariado produzindo e mantendo a cadeia produtiva em ascensão. Se a economia parar, não há governo que faça andar. O governo tem, que primeiro, não atrapalhar e depois incentivar. E é o que estamos fazendo. Pararam os pedidos de capital de giro e voltaram os pedidos para investimentos. E nós estamos com linhas de créditos para investimentos fixos, ampliações, novos empreendimentos, associados a capital de giro, no setor privado, desde o microcrédito até o grande empreendedor e no setor público através do programa Badesc Cidades para os municípios catarinenses”.

Colaboração: Jornalista Larissa Damian Trevisan
Fotos: Larissa Damian Trevisan