consultoria vsd

Chapecó- Celebrar o cinquentenário ao lado das famílias chapecoenses e de toda a região. Com esse objetivo a Comissão Central Organizadora planejou a 20ª edição da Exposição-Feira Agropecuária, Industrial e Comercial (Efapi). Segurança não vai faltar. Uma grande força tarefa mobilizará instituições públicas e privadas para garantir a tranquilidade de quem visitar o Parque de Exposições Tancredo de Almeida Neves, no período de 06 a 15 de outubro.

Nesta semana, os órgãos envolvidos se reuniram na Prefeitura Municipal de Chapecó para acertar os detalhes do plano de segurança. A reunião foi comandada pela secretária de Defesa do Cidadão e Mobilidade Urbana e coordenadora da comissão setorial de trânsito, segurança e estacionamentos Luciane Stobe e teve a participação de representantes das Polícias Civil, Militar, Rodoviária Federal, Estadual, Guarda Municipal, agentes de trânsito, Setor de Vigilância do Município, além de empresas de segurança que estarão presentes na feira.

O plano envolve ações que vão desde a organização do trânsito no entorno do Parque, regulamentação de estacionamentos, fiscalização nos acessos e segurança na área interna e arredores. Uma das preocupações é com o trânsito, especialmente nos dias 07 e 10 de outubro, quando haverá grande concentração de público no parque.

No dia 07/10 (sábado), ocorrerá o show da Esquadrilha da Fumaça. No dia 10/10 (quarta-feira) está programado o evento que marca os 50 anos da Cooperalfa. São esperados quase 300 ônibus e cerca de 16 mil convidados de toda a região.  “São dois eventos que exigirão uma atenção especial. Faremos um esquema diferenciado para o acesso dos ônibus, mas a intenção é controlar o trânsito, alterando o mínimo possível a rotina dos moradores da região”, afirma o coordenador dos Agentes de Trânsito, Jairo Luterek.

Se houver necessidade, serão programados desvios e bloqueios pontuais. Empresas que operam na região também serão orientadas com relação ao tráfego de veículos de carga nos dias de maior concentração de público.

A Guarda Municipal auxiliará no controle do trânsito e também na segurança interna e saída dos portões. Serão cerca de 40 profissionais atuando na Efapi. O comandante da Guarda Municipal, Alexandro Schleicher destaca ainda outra atribuição: “Nos portões 01 e 02, estaremos identificando as crianças. Elas receberão uma pulseira, onde constará o nome e o contato dos pais ou responsáveis”.

A Polícia Militar atuará com mais de 100 policiais. “Nosso planejamento leva em consideração a variação de público durante a Efapi. Nos dias com menor concentração, estaremos com pelo menos 45 policiais. Quando o público for maior, teremos mais de 100”, afirma o major Ademir Bacarollo, comandante de operações e planejamento da Polícia Militar. Os horários de saída dos shows também terão atenção especial e reforço no policiamento.

Câmeras de vigilância disponibilizadas pela iniciativa privada darão apoio às operações de segurança. A Guarda Municipal fará o monitoramento, mas todos os órgãos envolvidos terão acesso às imagens.

Entre as atribuições da Polícia Civil, está a coordenação da escolta dos artistas que se apresentarão na Efapi, durante o trajeto dos hotéis até o parque. Uma delegacia móvel funcionará no parque para registro de ocorrências.

A uma semana da abertura da Efapi, Luciane diz que o cronograma está dentro do planejado. “Temos uma excelente comissão, formada por pessoas extremamente capacitadas. Nosso planejamento contempla várias frentes e todos os esforços serão empregados para garantir a segurança de visitantes, expositores e todos que tem envolvimento com a feira”, afirma.

Transporte e estacionamento

A comissão se reúne regularmente com os interessados em explorar o serviço de estacionamento ao redor do parque. Até agora, mais de 40 pessoas já procuraram a Prefeitura querendo prestar o serviço. A coordenadora explica que como o cadastramento é possível até a véspera do início da Efapi, ainda não foi definido o número de vagas, porém acredita que esse ano, será maior. Nas últimas edições, foram disponibilizadas cerca de 10 mil vagas de estacionamento.

O transporte coletivo deve ser o meio mais utilizado pelos visitantes. “É a opção mais barata, segura e rápida, porque haverá corredores especiais para ônibus”, afirma Luciane, que alerta ainda para que os motoristas de carros particulares estejam atentos e respeitem a via preferencial destinada aos ônibus.

Sobre a Efapi

A Exposição-feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Chapecó  (EFAPI) celebra em 2017 os 100 anos do Município. A 20ª edição ocorrerá de 06 a 15 de outubro, reunirá um público de 400 mil pessoas (entre pagantes e não pagantes) e 400 expositores de todos os setores da economia. A programação artística contempla 14 shows nacionais e 10 shows locais.