Cadastro Foca na Notícia

Xanxerê- A Associação Noite Feliz, através do Coral Vocal Vêneto, realizou neste sábado (07), no Centro Comunitário do Bairro Matinho, o 28° Encontro Interestadual de Corais, com a participação de 15 corais de toda a região Oeste, além do Paraná e Rio Grande do Sul.

A presidente do Coral Vêneto, Nair Catarina Gallas, explicou que o principal objetivo foi preservar a cultua italiana. “Iniciando pelos cantos e também através da gastronomia. A finalidade é continuar com o que aprenderam lá atrás, levando para os mais jovens para que eles possam apender”.

A faixa etária dos participantes era maiores de 60 anos de idade, mas do município vizinho Faxinal dos Guedes, havia o Coral Bragagnolo, formado somente por pessoas jovens, com idades entre dez e 25 anos.  “A maioria é formada pelos mais velhos, os tradicionalistas da cultura italiana. Hoje em dia, o jovem não tem mais aquela preocupação em participar, mas se os pais ainda cultuarem isso, pode ser que vá mais longe”.

Após as apresentações, cerca de 430 pessoas também participaram da 2ª Festa da Polenta, com diversos pratos italianos. O Coral Vocal Vêneto representa o município em vários eventos e conta com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura através da Prefeitura de Xanxerê. Hoje, possui 23 coralistas, com quatro vozes: primeira, segunda, tenor e baixo.