consultoria vsd

Xanxerê- Neste sábado (07) iniciou no Pronto Atendimento 24horas a programação do Outubro Rosa 2017, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde. O atendimento, com objetivo de beneficiar as mulheres que não têm tempo de realizar seus exames de rotina durante a semana, iniciou às 13horas e prosseguiu durante toda a tarde, até as 17horas.

A ação é alusiva a luta contra o câncer de mama e está programada para ocorrer ainda nos sábados 21 e 28 do mês de outubro, das 13 às 17horas. Entre os exames ofertados estão a verificação de pressão arterial, glicemia capilar, peso e altura (cálculo de IMC), testes rápidos: sífilis e hepatite B e C, exame citopatológico de colo uterino (preventivo) e exame clínico das mamas.

Conforme a responsável pelas unidades de saúde e enfermagem do município, Juliana Duarte, neste primeiro sábado foram atendidas mais de 100 mulheres com faixa etária entre 17 e 70 anos de idade, sendo que a maioria foi dos 40 aos 50 anos de idade. “Esta é uma campanha alusiva, fazendo com que a mulher se cuide, cuide de sua saúde, e para isso estamos oferecendo os serviços básicos com toda a equipe, além de contar com o apoio da Unoesc, com as estagiárias do curso de enfermagem, para atender bem as mulheres”.

A diretora técnica dos postos de saúde do município, a médica Cristiane Ortiz, ressalta que entre os atendimentos, 22 foram exames de mama e 17 coletas de preventivo. “Os atendimentos transcorreram de forma tranquila e ocorrem por ordem de chegada, sem a necessidade de agendamento prévio. As mulheres que buscam o posto escolhem os exames que querem fazer, por isso algumas optaram por somente realizar o preventivo e outras o exame de mamas”.

De acordo com a médica, as pacientes que buscam o exame de mamas são orientadas como proceder para fazer o autoexame e a profissional complementa a avaliação realizando o exame manual das mamas. “Para a paciente que tem alguma alteração é solicitado o exame de mamografia. A maioria já possui solicitação no posto e outras estão na fila de espera para realizar o exame”.