Secretaria de Saúde mantém programação do Outubro Rosa para este sábado

0
633
Ferramentas de Gestão Empresarial no Excel

Xanxerê- A programação alusiva ao Outubro Rosa, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde de Xanxerê, que prosseguirá com atendimentos neste sábado, dia 21, no Pronto Atendimento 24 horas, das 13h às 17h, contará com o apoio de sete médicos do município, duas ginecologistas e cinco profissionais das unidades de saúde.

A diretora técnica dos postos de saúde do município, a médica Cristiane Ortiz, salienta que mesmo que a liminar, que impedia a atuação dos enfermeiros em determinadas atividades, tenha sido derrubada, o atendimento será mantido com os médicos que já haviam confirmado presença.

A médica Cristiane ressalta ainda que os atendimentos serão realizados por ordem de chegada, sem a necessidade de agendamento prévio. Entre os exames ofertados estão a verificação de pressão arterial, glicemia capilar, peso e altura (cálculo de IMC), testes rápidos: sífilis e hepatite B e C, exame citopatológico de colo uterino (preventivo) e exame clínico das mamas.

As pacientes que procurarem pelo exame de mamas serão orientadas como proceder para fazer o autoexame e um dos médicos complementará com a avaliação realizando o exame manual das mamas. Segundo a médica Cristiane, para a paciente que apresentar alguma alteração será solicitado o exame de mamografia.

O primeiro dia da programação foi realizado no dia 07 de outubro, com objetivo de beneficiar as mulheres que não têm tempo de realizar seus exames de rotina durante a semana. Nesse dia foram atendidas mais de 100 mulheres com faixa etária entre 17 e 70 anos de idade, sendo que a maioria foi dos 40 aos 50 anos de idade.

A ação alusiva à luta contra o câncer de mama também está programada para ocorrer no último sábado do mês, dia 28, sempre das 13 às 17horas.