Portal Garagem – Em breve

Xanxerê – Milhares de pessoas compareceram ao cemitério municipal nesta quinta-feira (02) no feriado de Finados. A movimentação de pessoas que levavam flores e velas aos túmulos dos familiares e amigos iniciou antes das 8 horas.

Centenas de veículos ocuparam as ruas das quadras vizinhas ao cemitério. Muitos desembarcavam em frente aos portões, enquanto os motoristas procuravam um lugar para estacionar, quatro ou cinco quadras distantes.

Como acontece todos os anos, uma missa foi celebrada às 8h30, pela equipe da paróquia Senhor Bom Jesus e foi acompanhada por centenas de pessoas que já estavam no cemitério.

O padre Claudir Meoti destacou que a data é importante para uma reflexão sobre a certeza da vida eterna no Reino dos Céus, fortalecendo a crença da ressurreição. “Hoje de modo especial lembramos a vida plena, da vida eterna, quando concluímos a nossa caminhada nesse mundo, nos eternizamos no Reino dos Céus, lembrando que Cristo, por meio da sua paixão, morte e ressurreição, nos dá a certeza que não vivemos apenas para este mundo, apenas aqui. A nossa vida vem de Deus, vivemos aqui e voltamos para Deus. Este é o fundamento da nossa existência na vida cristã”.

O reverendo também ressaltou que o afastamento da vida religiosa é um dos motivos para os diversos problemas que a sociedade está vivendo no mundo. “De certa maneira as pessoas sofrem por causa do afastamento de Cristo. Nos Evangelhos Jesus diz ‘sem Mim nada podeis fazer’. Sem dúvida esses momentos servem para refletir o que estamos fazendo da nossa vida.

No feriado de finados as pessoas buscam reencontrar, na memória dos que se foram, uma forma de amenizar a dor da perda e a saudade, como declarou Rosane Scaini de Quadros “Eu acho que é um sentimento de saudade e hoje é o dia para fazer essa homenagem de gratidão e de carinho para as pessoas que se foram. É o momento de reverenciar essas pessoas no mundo espiritual com uma palavra de amor, de afeto e carinho”.