14ª edição do Recicla Xanxerê acontece neste sábado na Praça Tiradentes

0
1114
consultoria vsd

A ação entre entidades visa destinar corretamente o lixo eletrônico

Xanxerê- Acontece neste sábado (11), na Praça Tiradentes, a 14ª edição do Recicla Xanxerê. A ação é realizada através de uma parceria entre CDL Xanxerê, Senai, Prefeitura, Lions e empresa Reciclatec, responsável pelo recolhimento dos materiais. A população poderá se desfazer de seu lixo eletrônico das 9h às 15h. Neste mesmo dia poderá ser feito o descarte de lâmpadas, porém com um custo de R$ 1,00 cada.

Conforme o gerente técnico de Educação do Senai de Xanxerê, Vanderlei Antônio Duarte, desde a primeira edição, em 2010, já foram recolhidos e reciclados 48.500 kg de lixo eletrônico e lâmpadas. Ainda segundo um dos organizadores do Recicla Xanxerê, essa é uma oportunidade para se desfazer dos objetos que não são mais utilizados.

“Esses materiais recolhidos por uma empresa especializada e autorizada para dar o destino correto deixarão de ser jogados talvez no lixo comum ou até mesmo nos rios da nossa cidade. A ação visa dar o destino correto ao lixo eletrônico e sensibilizar a comunidade da importância com o cuidado com o meio ambiente. Sabemos que não será resolvido o problema, mas é uma ação de conscientização”, reforça, salientando a importância da participação de todos.

Para o descarte das lâmpadas haverá um custo de R$ 1,00 pois a empresa necessita utilizar um filtro especial para retirar o mercúrio que há no material fluorescente. Caso isso não seja feito da maneira correta, o material contamina o solo e, quando ingerido, provoca lesão ao sistema nervoso central.

Fábio Moschetta, presidente da CDL Xanxerê, envolvido na ação, pede apoio da comunidade xanxerense para que o descarte dos materiais eletrônicos não mais utilizados seja feito da maneira correta.

“Muitos desses materiais estão estocados em casa ocupando espaço e sabemos que não tem mais serventia, por isso pedimos que as pessoas atendam o nosso chamado para que façam o descarte correto. Estaremos na praça no próximo sábado e é uma oportunidade das pessoas se desfazerem desses objetos, inclusive as lâmpadas que são altamente poluentes no meio ambiente”, comenta o presidente da entidade. (Ass.Com. CDL de Xanxerê)