consultoria vsd

Xanxerê – Uma das grandes preocupações para pacientes em tratamento ou em situação de pós-cirurgia é quanto à alimentação que deverá manter em casa, principalmente se essa alimentação exige a utilização de sondas.

Quem cuida de pacientes que tiveram alta hospitalar, em tratamento oncológico, desnutrição e diversas outras patologias, precisa ter como objetivo a recuperação do paciente com o máximo de funcionalidade e comodidade.

Para atender a esses objetivos é realizado um trabalho denominado Terapia Nutricional Domiciliar (TND), que é a assistência nutricional e clínica ao paciente no seu domicílio, através de suplementos nutricionais que podem ser consumidos via oral ou em dietas enterais, administradas via sonda nasoenteral, e que pode ser encontrada na MB Produtos Ortopédicos e Hospitalares, em Xanxerê.

A nutricionista Suellienn Centenaro explica que os suplementos nutricionais são fornecidos com o intuito de completar ou complementar uma alimentação insuficiente, quando o paciente não consegue atingir suas necessidades nutricionais por via convencional ou quando estão sob algum risco nutricional. “A TND é a administração de fórmulas enterais via sonda no ambiente domiciliar. É uma bebida nutricionalmente balanceada, com macro e micronutrientes necessários para recuperação do paciente, que melhora a condição nutricional do paciente de doenças agudas e crônicas, pré ou pós-cirúrgicos, entre outras”.

A nutricionista enfatiza a importância de uma avaliação nutricional adequada para o monitoramento do estado nutricional do indivíduo. “É preciso avaliar o estado do paciente, por isso a avaliação de uma nutricionista é o adequado para indicar a melhor suplementação e/ou fórmula enteral recomendada para a patologia que o paciente apresenta”.

A TND é importante para a melhora do estado nutricional do paciente e permite a redução dos riscos hospitalares e infecções, além de proporcionar um ambiente familiar confortável e de maior qualidade de vida ao paciente.

A MB Produtos Ortopédicos e Hospitalares, localizada em Xanxerê,  possui uma parceria com um fornecedor dos melhores suplementos nutricionais para pacientes que precisam melhorar a qualidade nutricional e receber alimentação em casa, com a orientação nutricional de profissional especializado.