Secretaria de Educação e Cultura de Xaxim estimula alimentação saudável

0
1390
consultoria vsd

Avaliação nutricional no município indicou que 64,5% das crianças estão dentro do peso recomendado

Xaxim- A Prefeitura de Xaxim, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, realizou entre os meses de outubro e novembro a avaliação, orientação e educação nutricional para alunos das escolas e creches municipais. Para isso, foi obedecida a curva de crescimento da Organização Mundial de Saúde (OMS), que observou peso, estatura e idade de 3.130 crianças. Nesta avaliação, foi observado que 64,5% das crianças estão com peso adequado previsto pela OMS; 33,6% estão com sobrepeso ou obesidade; e 1,9% estão abaixo do peso.

De acordo com a nutricionista Margareth Tribess, que contou com o apoio das estagiárias do curso de Nutrição, Caroline Mucelim e Patrícia Dall Agnhol dos Santos, o grupo de trabalho utilizou gravuras ilustrativas, pirâmide dos alimentos e semáforo dos alimentos para atrair a atenção e repassar as informações às crianças. Entre as orientações, foram feitas recomendações quanto à medida certa no consumo de açúcar e de sal e outras para melhorar o peso corporal por meio da alimentação saudável.

“O ambiente escolar funciona como um intermediador das informações, que transmite aos pais e familiares, também por meio dos alunos, os conhecimentos para serem aplicados no ambiente familiar. É fundamental que os adultos adequem a alimentação das crianças para que a formação de hábitos alimentares seja adequada, com variedade e equilíbrio. Nas escolas e creches, oferecemos alimentos saudáveis e nutritivos e orientamos para que o mesmo aconteça nos lares”, pontuou a nutricionista Margareth.