Índice de abstenção das provas do Vestibular de Verão 2018 da Udesc é de 15,74%

0
696
Ferramentas de Gestão Empresarial no Excel

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) aplicou neste domingo (26), as provas do Vestibular de Verão 2018 em oito cidades catarinenses – Florianópolis, Lages, Laguna, São Bento do Sul, Joinville, Chapecó, Ibirama, Balneário Camboriú. Dos 8.975 candidatos inscritos que disputam 1.273 vagas em 49 cursos de graduação gratuitos, 1.414 não compareceram aos locais de prova, o que gerou um índice de abstenção de 15,74%.

A seleção foi realizada das 9h às 12h30 e das 15h às 19h30, com cem questões de múltipla escolha e uma redação. As provas também foram aplicadas a 121 detentos do Complexo Penitenciário de Florianópolis e 14 da Penitenciária Industrial Jucemar Cesconetto, em Joinville.

O caderno das questões e o gabarito preliminar do vestibular foram divulgadas ontem, enquanto a lista dos classificados em primeira chamada será publicada até 12 dezembro. Quem for aprovado fará matrícula em 8 e 9 de fevereiro e começará a ter aulas em 19 de fevereiro.

Vagas e cotas

O número de vagas do vestibular representa 75% do total do próximo semestre, pois as demais serão preenchidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Os únicos cursos que oferecem 100% das vagas pelo vestibular são Teatro e os de Música (Licenciatura e Bacharelado), pois exigem também uma prova de habilidade específica. A prova prática de Música ocorreu neste sábado (25), e a de Teatro está marcada para 7 de dezembro – confira locais e horários.

A Udesc manterá o sistema de cotas pelo Programa de Ações Afirmativas. Das vagas de cada curso, 30% estão reservadas: 20% para candidatos com todo o ensino médio na rede pública e 10% para candidatos negros.

Cursos mais procurados

Na categoria dos não optantes de cota, os três cursos mais concorridos são: Fisioterapia, de Florianópolis, com 29,68 candidatos por vaga; Design Gráfico, também em Florianópolis, com 27,70; e Medicina Veterinária, em Lages, com 25,95.

Entre os candidatos com todo o ensino médio na rede pública, a maior procura é pelas graduações em Medicina Veterinária (60 por vaga), Fisioterapia (53,20) e Bacharelado em Educação Física (30,60), em Florianópolis.

Os cursos mais escolhidos pelos candidatos negros são Bacharelado em Educação Física (14 por vaga), Fisioterapia (13,50) e Moda (8), em Florianópolis.

Com descrições disponíveis na página da graduação, os cursos do Vestibular de Verão são oferecidos em:

Balneário Camboriú: Administração Pública e Engenharia do Petróleo;

Chapecó: Enfermagem e Zootecnia;

Florianópolis: Administração (vespertino ou noturno), Administração Pública (matutino ou noturno), Artes Visuais (Bacharelado e Licenciatura), Biblioteconomia, Ciências Econômicas, Design (Gráfico e Industrial), Educação Física (Bacharelado e Licenciatura), Fisioterapia, Geografia (Licenciatura), História (Bacharelado e Licenciatura), Moda, Música (Bacharelado em Piano, Violino ou Viola, Violão, Violoncelo e Licenciatura), Pedagogia e Teatro;

Ibirama: Ciências Contábeis, Engenharia de Software e Engenharia Sanitária;

Joinville: Ciência da Computação, Física, Matemática, Química, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Engenharia (Civil, de Produção e Sistemas, Elétrica e Mecânica);

Lages: Agronomia, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Florestal e Medicina Veterinária;

Laguna: Engenharia de Pesca e Arquitetura e Urbanismo;

Pinhalzinho: Engenharia de Alimentos;

São Bento do Sul: Sistemas de Informação e Engenharia de Produção Mecânica.