consultoria vsd

Xanxerê-  Desde o fim de dezembro, o comércio xanxerense está preparado para as vendas de material escolar. Conforme a proprietária da Papelaria Atual, Patrícia Scanagatta, mesmo com todas as novidades que enchem os olhos e animam os estudantes para o retorno às aulas,  comparando com o último ano, a procura pelos produtos ainda está lenta. “No ano passado, lá pelo dia 29 de dezembro de 2016, houve uma procura muito maior do que no final de 2017. As pessoas já estão vindo com as listas de material, mas comparando com o último ano, ainda é muito menor”.

Considerando os preços dos produtos, a empresária explica que são praticamente os mesmos do último ano, principalmente nos lápis de escrever, caixa de lápis de cor e massinhas. Na marca mais em conta de cadernos, houve um acréscimo de R$0,50, mas de forma geral os preços foram mantidos com a finalidade de garantir as vendas. “Esperamos que até o início das aulas as pessoas venham para fazer as pesquisas de preços e também para comprar. Os preços são praticamente os mesmos do último ano para garantir as vendas”.

Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Xanxerê, Fábio Moschetta, após as festas de fim de ano, a venda do material escolar é o que deve movimentar o comércio neste mês de janeiro.  Após uma pesquisa realizada com a maioria dos associados da CDL de Xanxerê, que comercializam produtos da lista escolar, a expectativa das vendas é positiva e, comparando com o último ano, deve ter um acréscimo entre 10 e 12%.

Segundo Moschetta, as opiniões estão divididas entre os comerciantes que não tiveram o retorno esperado nas vendas de fim de ano e os que tiveram, entretanto, todos estão otimistas pois os resultados já foram melhores do que o final de 2016. “Quem teve bom resultado nas vendas de fim de ano, espera manter o mesmo percentual de 10 a 12 % também nas vendas do material escolar, e, quem não teve esse bom resultado espera recuperar agora, mas de forma geral, todos estão otimistas”.