consultoria vsd

Xanxerê – Na tarde desta terça-feira (23) foi realizada a primeira reunião do ano com os prefeitos da Associação dos Municípios do Alto Irani-Amai, para a transmissão da da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal da AMAI, além de discutir outros assuntos.

O presidente da Associação, prefeito Adilson Barella, de Marema, destacou que uma informação que causou maior surpresa aos prefeitos foi uma mudança que acontecerá nos recursos do Fundam. “A grande surpresa foram algumas alterações que aconteceram no Fundo de Apoio aos Municípios-Fundam, recurso muito esperado pelos municípios, onde alguns estavam se preparando para comprar máquinas para atender as demandas de obras, principalmente tratores de esteira, escavadeiras hidráulicas, máquinas maiores, mas recebemos a informação do prefeito Lírio Dagort que isso não será mais possível. Muitos prefeitos foram pegos de surpresa, como eu, que fiz uma audiência pública no município e a maior demanda da população era por serviços”.

Outra situação discutida na reunião que vai onerar consideravelmente os municípios é Taxa de Fiscalização de Transportes-TFT que será cobrada pelo Departamento e Transportes e Terminais de Santa Catarina sobre o transporte de pessoas para fora do município. Sobre este assunto Barella ressaltou que sempre que há um problema se resolve gerando mais despesas para os municípios. “Vai dificultar bastante o serviço dos municípios, principalmente numa área importante, como a saúde, que precisará ser revista. Vamos nos mobilizar, falar com nossos representantes políticos porque gerar mais despesas para os municípios, que já tem recursos escassos, que com certeza compromete o planejamento dos municípios”.

Também foi discutido o novo piso salarial dos professores, mas sobre esse tópico Barella informou que os prefeitos se mostraram mais tranquilos, porque a maioria dos prefeitos já pagam um salário acima do piso.

Durante a reunião o major Walter Parisotto, do Corpo de Bombeiros de Xanxerê, fez uma explanação sobre a Lei 13.425, de 2017, a Lei Kiss, apontando algumas adequações que precisam ser feitas em alguns municípios.

Outros assuntos tratados na reunião foram o repasse de informações quanto as mudanças nos contratos do Cis Amosc; a apresentação de informações do Movimento Econômico – previsão 2018 e o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza incidentes sobre os serviços das Serventias Extrajudiciais (Cartórios).