consultoria vsd

Xaxim – Duas Unidades de Saúde estão preparadas para receber os munícipes de Xaxim para realizar a vacinação contra a febre amarela: ESF Central e ESF Santa Terezinha. A Unidade Central estará atendendo diariamente, e a unidade Santa Terezinha às terças e quintas-feiras, sempre das 7h40 às 11h20 e das 13h20 às 16h50.

De acordo com a enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Xaxim, Elisete de Souza, a vacina que protege da doença consta no Calendário de Vacinação e é ofertada a todas as crianças acima de nove meses de idade e adultos. Aos idosos, ainda segundo a enfermeira, é necessária a apresentação de receita médica no ato da imunização.

Elisete lembra, ainda, que é importante levar a Carteira de Vacinação e o Cartão do SUS. Além desta orientação, a enfermeira Elisete salienta que a vacinação contra febre amarela inicia pela manhã e segue, rotineiramente, até a metade da tarde quando o frasco com as doses termina. “O frasco com as dez doses tem breve duração após aberto. Desta maneira, o frasco é aberto pela manhã e as doses são aplicadas durante o dia. A partir das 15h não são mais abertos frascos para evitar o desperdício das doses restantes”.

A recomendação do Ministério da Saúde, que é repassada pela Secretaria Municipal de Saúde, é de que o reforço da vacina contra febre amarela não é mais necessário. Conforme Elisete, “àqueles que já foram imunizados, mesmo que a mais de dez anos, não precisam mais receber o reforço, pois estão protegidos contra a doença”.

A DOENÇA

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos infectados. Em área rural ou de floresta, os macacos são os principais hospedeiros e a transmissão ocorre pela picada dos mosquitos transmissores infectados. As manifestações iniciais da doença são: febre alta de início súbito, sensação de mal-estar, dor de cabeça, dor muscular, cansaço, calafrios, náuseas e vômitos.