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Xanxerê- As atividades do projeto Natação Inclusiva, desenvolvidas pelo educador físico Frederico Gonzalez em parceria com a Apae de Xanxerê e com o apoio Associação das Senhoras de Rotarianos-ASR, iniciarão no dia 10 de março, desta vez, com todas as aulas concentradas num único dia da semana, aos sábados, com a finalidade de manter a boa frequência dos alunos. Os encontros acontecerão na piscina do Colégio Evolução, sendo que a primeira turma, às 14horas, é de alunos com até sete anos de idade, e a segunda, às 15 horas, para adolescentes e adultos. Todos os detalhes do início das aulas foram acertados com os pais dos alunos em uma reunião, nesta quarta-feira (28), na sede da Apae.

O idealizador do projeto, o professor Frederico, que também é pai de um menino com síndrome de Down, oferece aulas de natação com a finalidade de beneficiar os alunos, que possuam essa e outras limitações, com mais qualidade de vida, através da melhora do aparelho respiratório, até o desenvolvimento da coordenação motora, autoconfiança e autoestima.

Este será o terceiro ano de realização do projeto e Frederico considera que a atividade deverá ter vida longa com o apoio das entidades e o envolvimento dos pais, que devem aproveitar para trocar ideias e buscar fortalecimento diante de situações desconhecidas das doenças. Segundo ele, para este ano os participantes giram em torno de 15 a 20 alunos, com diferentes patologias e faixas etárias. “Os benefícios são inúmeros e esta é uma realidade histórica de qualquer atividade na água, principalmente a natação, que é um esporte reconhecido mundialmente. O início e a motivação do projeto são os filhos da gente, então, elaborei o projeto e coloquei à disposição da comunidade e entidades, e todos estão abraçando”.

Benefícios conquistados

O aluno Gustavo Cousseau, de 38 anos, que participa desde o início das aulas de natação, é um dos exemplos que a atividade proporciona vários benefícios. A irmã do aluno, Gertrudes Inês Cousseau Chisté, relata que desde que ele começou a praticar, os frequentes desmaios que aconteciam cessaram, que ele adquiriu mais confiança, melhorou a coordenação motora, conseguiu controlar melhor o peso e, além disso, é uma atividade que ele adora praticar.

Complementação das atividades

Para a coordenadora pedagógica da Apae, Márcia dos Santos, o projeto complementa as atividades desenvolvidas na escola, potencializando os pontos positivos de cada aluno. “Não podemos focar na deficiência, mas sim no potencial de cada um. Temos que pensar no nosso aluno e a comunidade nos ajudando, vamos conseguir fazer um bom trabalho para eles”.

Apoio que pode ganhar prêmio

A presidente da Associação das Senhoras de Rotarianos, Juliana Tonial, lembra que a entidade é parceira do projeto desde 2016 e consegue angariar fundos para a realização da atividade através do Desfile Beneficente. Além disso, com o projeto da Natação Inclusiva, a entidade conquistou o segundo lugar em um concurso regional das Casas da Amizades, que são as ASRs. No mês de agosto, as senhoras de rotarianos de Xanxerê se preparam para apresentar a ideia em um encontro nacional, que acontecerá em Fortaleza. “Vamos apresentar e concorrer ao troféu Rosa de Prata, que é o maior prêmio das ASRs do Brasil”. A premiação também é em recursos, que caso seja conquistado o primeiro lugar, deverá ser repassada ao projeto.