Cadastro Foca na Notícia

Xanxerê-Iniciou na noite da quarta-feira (28), as eliminatórias da seleção escolar para concorrer a Rainha e Princesas Kids ExpoFemi 2018. Aproximadamente 175 meninas das escolas municipais estão inscritas. Ao todo, dez escolas estão participando e seguem um regulamento interno criado pela Secretaria Municipal de Educação para que todas as meninas concorressem em situação de igualdade.

O regulamento tem como base o mesmo já publicado pela Comissão de Recepção de ExpoFemi 2018, que prevê a avaliação da beleza natural das candidatas, as quais devem desfilar com o  uniforme da Secretaria e não podem ir ao salão de beleza para fazer cabelo ou maquiagem.  A secretária Municipal de Educação, Claudia Siviane Favero, relata que no início, por tratar-se de uma novidade, ficaram um pouco apreensivos em como trabalhar essa seletiva nas escolas. “Pensamos em cada detalhe do nosso edital interno, para que tudo pudesse ocorrer de forma muito tranquila e natural. As crianças precisam aprender desde cedo a lidar com a competição, isso faz parte da nossa vida. E todas as candidatas que se inscreveram, já são vencedoras, simplesmente por terem vencido a vergonha, a timidez, o medo do público”,  menciona a secretária.

Participaram da mesa de jurados uma pessoa da comunidade escolar, um professor, um membro da APP e outro do Conselho Escolar e, um convidado especial da escola. Nenhum deles pode ter vínculo com as concorrentes. A escolha da Rainha e Princesas Kids ExpoFemi 2018 vai acontecer durante os dias da Festa Estadual do Milho, que ocorre de 28 de abril a 6 de maio.

Certificado de participação

A seletiva é coordenada por Elisiane Silveira, que comenta que todas as candidatas recebem um certificado de participação. Após todas as seletivas, elas receberão treinamento na Secretaria Municipal. “Estávamos apreensivos de como aconteceriam as seletivas de ontem, pois sabemos que mesmo que a gente trabalhe a questão de perder ou ganhar com as meninas é um momento difícil, mas tudo nos surpreendeu. As meninas se abraçaram, parabenizaram as colegas vencedoras e ficamos muito tranquilos com a certeza de que esse concurso só vem para trazer vivências novas e muito positivas para todos”, finaliza.

A Secretaria de Educação definiu o cronograma das seletivas da seguinte forma:

Quarta, dia 28/02/2018

Emeb Pequeno Trabalhador – 12 candidatas

Emeb Cirillo Dal´Oglio- 16 candidatas

Quinta, dia 01/03/2018

Emeb João da Cruz e Souza- 07 candidatas

Emeb Nery Giachini – 10 candidatas

Emeb Paul Harris – 28 candidatas

Sexta, dia 02/03/2018

Emeb Monteiro Lobato- 12 candidatas

Emeb Ns. Aparecida – 15 candidatas

Terça, dia 06/03/2018

Emeb Vista Alegre – 26 candidatas

Emeb São Jorge- 12 candidatas

Emeb Pequeno Príncipe – 35 candidatas