consultoria vsd

Marema- Dona Lourdes Bizol Carraro tem 72 anos e é uma das pessoas atendidas pela Secretaria de Saúde de Marema. A cada 60 dias ela participa de encontros com demais pacientes que tratam da hipertensão e da diabetes. O objetivo é repassar orientações sobre o tratamento, uso correto de medicamentos e cuidados para melhorar a saúde e a qualidade de vida. O último encontro, organizado pela Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, ocorreu na quarta-feira (04), no Centro de Múltiplo Uso.

Dados da Secretaria Municipal de Saúde indicam que Marema possui em tratamento, 90 pessoas com diabetes e 300 com hipertensão. No último encontro, uma equipe de profissionais aferiu a pressão, índice de glicemia, peso e altura dos pacientes. Também ocorreu a entrega da medicação indicada para cada caso.

A farmacêutica Jamile Gaspari repassou orientações sobre o uso correto e o armazenamento dos medicamentos. Conforme a profissional, “remédios não devem ser armazenados em ambientes úmidos como banheiros e cozinhas. O ideal é guardar em um quarto, em uma caixa, protegidos do calor e da luz. O descarte, também deve ser adequado, por isso, a recomendação é entregar os remédios que não forem usados, para agentes de saúde,” esclareceu.

Para controlar tanto a hipertensão como a diabetes, os pacientes devem manter hábitos saudáveis, alimentação adequada, praticar exercícios físicos e fazer uso correto da medicação. Dona Lourdes sabe bem disso. Ela garante que consegue viver bem com a hipertensão, pois toma os remédios regularmente e segue as orientações que os profissionais repassam. “A gente vive bem seguindo as orientações das enfermeiras e dos médicos. Não tem segredo, é só a gente seguir direitinho o que eles falam”, afirma.

Cronograma de reuniões

Os encontros com hipertensos seguem nos próximos dias em Marema. Neste dia 06 de abril, às 13h30min, reunião em Despraiado; dia 09, reunião em Baliza; dia 10, reunião em Carlos Gomes; dia 11, reunião em Barra do Golfo; e dia 12, reunião em Nova União. Todos os encontros estão marcados para às 13h30min.