consultoria vsd

Grupo de aproximadamente dez apicultores participou da primeira de três etapas da capacitação

Passos Maia- Oferecido pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Ponte Serrada e a Secretaria de Agricultura de Passos Maia, um curso sobre o manejo de colmeias foi ministrado nesta semana para cerca de dez apicultores dos municípios de Passos Maia e Vargeão.

Neuri Riboli, instrutor do Senar, conduziu as atividades teóricas e práticas, indicando as técnicas de manejo da produção. “Nós precisamos fazer com que essa atividade se torne um complemento de renda, melhorando os índices de produtividade”, disse.

Segundo ele, os participantes acumulam atualmente resultados baixos no cultivo por causa do manejo inadequado. Neuri apontou que a produtividade de cada apicultor gira em torno de dez quilos de mel por caixa ao ano, “o que se torna inviável para o produtor trabalhar com esse índice, já que a média do estado está em torno de 20 a 25 quilos de mel por caixa ao ano”, apontou.

Na visão do instrutor do Senar, Passos Maia está em uma região propícia para a apicultura. E como impulso para melhorar a produtividade, outras duas etapas do treinamento ocorrerão durante este ano. A próxima está prevista para setembro, com orientações sobre o manejo de primavera. Já entre novembro e dezembro, uma terceira fase vai abordar o melhoramento genético.