consultoria vsd

Xanxerê- Na manhã desta terça-feira (24) iniciou na sede da Associação dos Municípios do Alto Irani (Amai) o Workshop de Gestão da Resposta a Desastres com o Uso da Ferramenta SCO (Sistema de Comando e Operações). Serão dois dias de capacitação, prosseguindo nesta quarta-feira (25), com o objetivo de orientar agentes de defesa civil e os representantes setoriais, para a gestão da resposta aos desastres com o emprego dessa ferramenta de gestão, que é mundialmente utilizada.

O curso está sendo realizado por Aldo Baptista Neto, graduado no Curso de Formação para Oficiais – PMSC; pós-graduado nos cursos: Bombeiros para Oficiais – PM/ETFSC,  Gestão de Unidades de Bombeiros – CBMSC/Unisul, Gestão Pública – CBMSC/UDESC e Psicopedagogia Institucional Uniasselvi/ ICPG. Ele é coronel do Corpo de Bombeiros Militar e, atualmente, é o Diretor de Monitoramento e Gestão de Desastres – DMGD.

Segundo o coordenador regional da Defesa Civil, Luciano Peri, quando acontece um desastre é preciso utilizar ferramentas e estruturas necessárias para responder a essas situações, por isso, a ferramenta SCO sistematiza, operacionaliza e facilita a gestão do desastre, ou da resposta ao desastre, com a integração de todas as instituições falando a mesma linguagem e tomando as decisões de forma coordenada, possibilitando mais agilidade e rapidez da resposta no desastre.

Peri explica que hoje e amanhã de manhã o coronel Neto repassará toda a parte teórica do curso e na quarta etapa, período da tarde desta quarta-feira, será realizado um simulado da ferramenta. “Isso que é o interessante deste workshop, porque a gente trabalha o que é a ferramenta, como ela funciona, quais são os atributos que ela traz e no último meio dia cria-se um sistema emergencial e se analisa como se iria responder a essa situação utilizando a ferramenta”.