consultoria vsd

Xanxerê – Uma das características da Feira do Milho é apresentar novidades gastronômicas feitas com o cereal que é a marca registrada do evento.

Este ano, na Expo Femi 2018, os produtores da Cooperativa de Agricultura Familiar apresentaram mais um produto à base de milho, que caiu no gosto de todos os visitantes do stand no parque da Femi: a cachapa.

De acordo com a agricultora Simone Pires, da Linha Invernadinha, em Xanxerê, a iguaria, uma panqueca de milho, já é tradicional em sua família e este ano eles tiveram a ideia de trazer para comercializar na Feira. “Nós fazemos em casa, para o nosso consumo, e como há uma busca muito grande por produtos derivados de milho, então, conversando com o pessoal da coordenação, tivemos a ideia de trazer para a Feira. No início todo mundo ficou meio apreensivo, porque nunca tinha nem ouvido falar, então a gente testou, e pessoal aprovou e está sendo um grande sucesso, tem uma procura muito grande”.

Simone explica que a cachapa é uma massa de milho cru, processada no liquidificador com outros ingredientes, para dar consistência à massa, e é servida com diversos recheios: frango com queijo, presunto e queijo, geleias e cremes de chocolate produzidos artesanalmente pelos produtores da cooperativa. “A massa tem um gosto suave de milho, acrescido dos sabores da variedade de recheios, a gosto do cliente”.