consultoria vsd

Xanxerê- Na tarde desta segunda-feira (07), o diretor de Ensino da Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, coronel Charles Vieira, esteve em Xanxerê para realizar inspeção quanto ao padrão de formação oferecido no curso para soldados, que acontece no Centro de Referência em Desastres Urbanos (CRDU), do Corpo de Bombeiros de Xanxerê. “Como as escolas funcionam fora do Centro de Ensino do Bombeiro, nós criamos um padrão de como elas têm que funcionar. Os alunos que estão sendo formados aqui poderão ser distribuídos para todo o Estado, então o padrão de formação precisa ser o mesmo”, justifica o coronel.

A inspeção que inicia em Xanxerê é programada para acontecer durante toda a tarde e depois o coronel segue para São Miguel do Oeste, para prosseguir com o trabalho. A ideia, segundo ele, é realizar a ação em todas as unidades do Estado. Também acompanham o coronel uma pedagoga, para verificar a parte pedagógica, e o comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, que avalia se a rotina acadêmica que precisa ser seguida está sendo cumprida. Em relação a padronização dos instrutores, o trabalho é feito periodicamente por videoconferência. Para o diretor, o objetivo é padronizar o ensino e verificar se o planejado está sendo colocado em prática.

Sobre a estrutura e o trabalho oferecidos em Xanxerê, o coronel relata que uma avaliação prévia identificou o município como referência. “Hoje, em Santa Catarina, nós temos diversas referências nas diversas atividades que os bombeiros executam e Xanxerê é referência na área de breck, cães e deslizamento. Itajaí é referência no curso de mergulho e salvamento aquático, pela proximidade com o litoral e pelas condições que foram criadas nesse local, com piscina semiolímpica de profundidade de dois metros e tanque com profundidade de 12 metros. Aqui, em Xanxerê, o Parizotto é o coordenador da força tarefa do Estado inteiro, por conta do conhecimento dele em deslizamento, enfrentamento de enchentes, além da experiência com os cães para o resgate das pessoas. Vimos que está sendo referência para o Estado e também para o País”.

O capitão do Corpo de Bombeiros de Xanxerê, Walter Parizotto, ressalta ainda que entre as aspirações está a consolidação da estrutura instalada no município como unidade avançada, com a finalidade de realizar cursos de extensão, além de garantir o investimento do Estado no local.