Ferramentas de Gestão Empresarial no Excel

Sábado (12) é o dia D de vacinação contra a Influenza, vírus que causa a gripe, e os postos de saúde em todo o país estarão abertos para atender e vacinar as pessoas que fazem parte do grupo de risco, ou prioritários.

Fazem parte deste grupo crianças de seis meses a cinco anos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (mulheres de até 45 dias após o parto) e pessoas com doenças crônicas (hipertensão, diabetes, asma e outras) ou com autoimunes.

Este ano, o Ministério da Saúde pretende imunizar 54,4 milhões de pessoas até o final da campanha, dia 1º de junho.

Xanxerê

Em Xanxerê a vacinação está acontecendo em todas as unidades de saúde, que não fecharam no horário do almoço. A enfermeira Valdereza Luiza Dalmolim, responsável pela vacinação no posto Hélio dos Anjos Ortiz, explica que o período da campanha de vacinação é maior. “A vacinação está tranquila, o movimento está constante, não tem dado tumulto. Já tivemos bastante procura desde que começou a campanha, mas este ano ela é mais extensa. Até hoje de manhã já havíamos alcançado 42% do público alvo. Ainda tem até o dia 1º para cumprirmos a nossa meta e eu espero que a população venha vacinar”.

Valdereza ressalta, ainda, que há grupos prioritários em que a procura está maior. “A procura maior é por parte dos idosos e das crianças. O clima quente pode enganar as pessoas. É melhor não deixar para vacinar quando começar o inverno e muitas pessoas podem contrair a gripe”, relata a enfermeira.