consultoria vsd

Xanxerê – Dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate à Violência e Exploração Sexual Infantojuvenil e nesta data acontecem diversas ações de prevenção e orientação.

Em Xanxerê, no próximo dia 18, sexta-feira, às 9 horas, será realizado na Praça Tiradentes, o Dia do Abraço, organizado pelo Fórum Municipal pelo Fim da Violência e Exploração Sexual Infantojuvenil de Xanxerê, com o objetivo de mobilizar e levar a comunidade a refletir sobre a necessidade de identificar, denunciar e atender adequadamente os casos de violência e exploração sexual. Tem também como objetivo o fortalecimento das organizações governamentais, não governamentais e da sociedade como um todo, no sentido de evitar que este panorama continue tomando proporções alarmantes.

A expectativa dos organizadores é que o evento reúna aproximadamente quinhentos participantes, entre alunos e a população em geral, os quais abraçarão a Praça. O abraço significa a união de todos os xanxerenses na defesa da criança e do adolescente.

A data reafirma a importância de se denunciar e responsabilizar os autores de violência sexual contra a população infanto-juvenil e a proposta do “18 de maio” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

O  Fórum Municipal pelo Fim da Violência e Exploração Sexual Infantojuvenil de Xanxerê  é composto por  representantes de várias Entidades Governamentais e Não Governamentais entre elas APAE, Apadavix, SME, ADR, Laços e Afeto, Conselho Tutelar, Policia Civil,   PMSC- Proerd, Pastoral do Menor, Sinte, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, e Conselho Municipal de Assistência Social.