CDL Dia das Crianças 2019

Xaxim- A agente de acompanhamento de implementação do Ensino Médio Integral, a doutora em engenharia e gestão do conhecimento Michele Andréia Borges, do Instituto Ayrton Senna, esteve nesta semana na escola Gomes Carneiro, em Xaxim, onde o trabalho é desenvolvido. Em Santa Catarina, o projeto iniciou no final de 2016 e, atualmente, são 31 escolas que já aderiram a essa forma de ensino.

Michele ressalta que o Ensino Médio Integral não se refere somente a oferta de atividades nos períodos matutino e vespertino, em que o aluno deve permanecer em sala de aula, mas é considerado integral no sentido de desenvolvimento pleno do estudante. “O projeto não atua somente nas competências cognitivas, ou seja, nas disciplinas de matemática, física, química, mas também nos aprendizados socioemocionais, que seriam a criatividade, autoconhecimento, colaboração, respeito, competências que precisam ser trabalhadas com os alunos do século 21”, esclarece ela.

Segundo Michele, o Instituto faz o acompanhamento presencial mensalmente nas escolas que aderiram ao projeto, propiciando o diálogo com os professores e alunos. “Com o intuito de fazer a observação de pontos fortes e os de aprimoramento, porque estamos sempre buscando soluções e o alinhamento do projeto”, justifica a agente. Além das visitas periódicas, o acompanhamento é feito de forma permanente, com o suporte das novas tecnologias.

Ainda de acordo com Michele, o Instituto desenvolveu o modelo pedagógico, mas o projeto é aplicado com a parceria da Secretaria de Educação. “Cada um dando o seu apoio nessa transformação para que esse modelo de Ensino Médio Integral aconteça e se concretize nas escolas. Buscamos, além das competências cognitivas e socioemocionais, uma transformação também na autonomia e protagonismo dos alunos, sendo eles o centro da aprendizagem”.

Para ela, essa modalidade de ensino visa transformar a escola de forma geral, incluindo os alunos, a equipe de professores e de gestores.  “Há uma mudança grande de paradigmas educacionais nesse tipo de modalidade”, reafirma.