Super Caminhão da Sorte Dezembro

Xaxim- Na manhã desta sexta-feira (25), o prefeito Lírio Dagort e o vice-prefeito Adriano Bortolanza reuniram a equipe de secretários e diretores municipais, além de vereadores, para tratar sobre os reflexos da Greve Nacional dos Caminhoneiros no município de Xaxim. Após a conversa, o prefeito Lírio convocou a imprensa local para uma coletiva em que foi apresentada a situação municipal com o racionamento de combustível.

Na oportunidade, o prefeito Lírio ressaltou que os trabalhos externos na Secretaria Municipal de Infraestrutura seguem paralisados; na Secretaria Municipal de Educação e Cultura o combustível para o transporte escolar está garantido até quarta-feira (30), com exceção de alguns terceirizados, que abastecem com gasolina, que poderão ficar sem combustível e, nestes casos, os alunos que não conseguirem chegar à escola terão as faltas abonadas; na Secretaria Municipal de Saúde, há reserva de combustível para transporte de urgência e emergência; nas demais secretarias a situação segue normalizada e os deslocamentos com veículos oficiais deverão ser realizados somente em extrema necessidade para racionamento do combustível.

O prefeito solicitou apoio aos caminhoneiros e salientou a importância deste movimento, que considerou legítimo, além de pedir a compreensão e sensibilidade da comunidade xaxinense. “Estamos preparados para suportar a falta do combustível até a quarta-feira. Até lá, esperamos que o Governo Federal analise a importância das reivindicações dos caminhoneiros e ofereça soluções. Xaxim está apoiando esta greve, que é justa e necessária. Acreditamos que logo o Governo Federal tome consciência e volte atrás nestes valores praticados atualmente, que são irreais à economia nacional”.

Marcha dos Prefeitos

Durante a coletiva, o prefeito Lírio expôs sobre a participação durante a semana na Marcha dos Prefeitos em Defesa dos Municípios, que aconteceu em Brasília entre os dias 21 e 24 de maio. “Neste ano, nosso encontro foi um dos melhores da história, até pela quantidade de prefeitos que estiveram presentes e que apresentaram as demandas municipalistas aos deputados, senadores e Governo Federal. Uma das principais bandeiras foi a reivindicação de 1% extra do Fundo de Participação dos Municípios, que para Xaxim, no mês de setembro, irá significar R$ 700 mil a mais nos cofres públicos”.

Ainda, o prefeito Lírio destacou que foi colocado em pauta em Brasília o retorno do imposto das compras efetuadas com cartão de crédito aos municípios, que até então não fica ao município de origem da compra.