consultoria vsd

Xanxerê – A Coordenadoria Regional da Defesa Civil reuniu, na manhã desta quarta-feira (27), o prefeito Avelino Menegolla, secretários e diretores municipais para uma reunião que tratou sobre o Plano de Contingência.

Xanxerê precisa criar o documento, a fim de completar as informações referentes aos riscos de desastres. O Mapeamento de Risco já está finalizado e identificou os principais riscos no município, com sendo as enxurradas, alagamentos e estiagem.

O Plano de Contingência é um instrumento de Proteção e Defesa Civil, que integra a etapa de preparação do ciclo de Gestão do Risco de Desastres e visa organizar, antecipadamente: a resposta do município face à emergência de uma situação de desastre, no contexto de um certo cenário de risco.

O coordenador regional da Defesa Civil, Luciano Peri, explicou que a criação do Plano de Contingência é uma competência legal do município, e conta com auxilio e apoio do governo do Estado. “Temos o prazo até o mês de novembro para realizar o Plano de Contingência, não somente em Xanxerê, mas em outros 20 municípios da região. É importante que o município tenha visão da gestão antecipada ou do risco, que é planejar sobre o que fazer quando o problema acontecer”, comenta.

Todo o trabalho é necessário para que os municípios estejam preparados para casos de desastres naturais. De acordo com informações da Defesa Civil de Santa Catarina, o Estado é o que mais sofre com desastres nos últimos 30 anos. Além disso, 64% dos eventos são hidrológicos, sendo 30% relacionados a estiagem e, 34% aos alagamentos, enxurradas e enchentes.