consultoria vsd

Um dos critérios de avaliação é o parlamentar ser Ficha Limpa

Brasília– Criado em 2006 para estimular a cidadania a acompanhar o desempenho individual dos deputados e senadores, de maneira a reconhecer o trabalho de quem se destaca positivamente, o Prêmio Congresso em Foco chega a sua 11ª edição em 2018.

Os objetivos do Prêmio são:

  1. Reconhecer o trabalho dos deputados e senadores que se destacam positivamente;
  2. Valorizar o s bons exemplos;
  3. Estimular a população a analisar o desempenho individual dos representantes políticos;
  4. Contribuir para formar eleitores mais conscientes;
  5. Difundir o conceito democrático de que os direitos e deveres dos eleitores vão além do simples ato de votar;
  6. Reconhecer a importância do Poder Legislativo.

Para o idealizador do Prêmio, o jornalista Sylvio Costa, a ideia de premiar um político pode chocar, mas é uma forma de fazer a população conhecer e valorizar quem trabalha corretamente. “Quando lançamos o prêmio, sabíamos do risco que estávamos correndo. Premiar um político em um país como Brasil, choca. A grande maioria acredita que nenhum parlamentar é digno de qualquer tipo de reconhecimento, mas no ano passado, tivemos milhares de interações e apenas 2% de reações negativas ao prêmio”.

A votação pela internet iniciou no dia 1º de julho, e vai até 31 deste mês, por meio do site do Congresso Em Foco, www.premiocongressoemfoco.com.br. A votação será feita pela população, jurados e jornalistas que cobrem o Congresso Nacional.

O sistema e os procedimentos estão sujeitos a monitoramento e auditoria externa da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF). O resultado será revelado no dia 13 de agosto, às 20h30, no evento da premiação, em Brasília.

Cada participante da votação pela internet poderá votar em até dois senadores e três deputados federais, nas categorias gerais, e em apenas um nome nas categorias especiais (Redução das Desigualdades Sociais, Combate à Corrupção e ao Crime Organizado, Defesa da Agropecuária e Defesa da Advocacia Pública). Nas categorias gerais, serão escolhidos: “Melhores Senadores do Ano e Melhores Deputados do Ano”.

Deputado de Xanxerê está concorrendo ao prêmio

O deputado federal Valdir Colatto (MDB-SC) concorre a 11ª edição do “Prêmio Congresso em Foco 2018”, que irá premiar os melhores parlamentares do Congresso Nacional. Um dos objetivos da votação é estimular os cidadãos a acompanhar o desempenho individual dos deputados e senadores, de modo a reconhecer o trabalho de quem se destaca positivamente.

Um dos critérios para participar da votação é ser um político Ficha Limpa, ou seja, não responder a acusações criminais em inquéritos ou ações penais em andamento no Supremo Tribunal Federal (STF).