consultoria vsd

Florianópolis- Membros do Conselho de Órgãos Municipais de Trânsito (Comitra) se reuniram nesta semana, para elegerem a nova diretoria que coordenará os trabalhos do colegiado ligado à Federação Catarinense de Municípios – Fecam. A nova direção é formada pela diretora de Obras da Secretaria de Obras, Transporte e Serviços de Xanxerê, Clarice Beatriz Serena (presidente); secretária de Segurança, Defesa Social e Trânsito de São José, Andréa Pacheco (vice-presidente); diretor de Trânsito e Transportes da Secretaria de Urbanismo de Jaraguá do Sul, Irio Riegel (1º suplente); e o diretor de Trânsito de Cocal do Sul, Luciano Brolesi (2º suplente).

Clarice está desde 2016 no órgão, como suplente e passando a vice-presidente. Hoje, assume a presidência com a representatividade do Estado. “A principal reivindicação do Comitra neste ano será a revisão dos convênios de trânsito, sendo cada um elaborado de acordo com a realidade dos municípios e a reestruturação dos Departamentos Municipais de Trânsito, criando ainda os Conselhos Regionais para auxiliar nesse desenvolvimento. Estar à frente do Comitra representa uma forma de poder auxiliar os outros municípios a alavancarem seus departamentos, além da segurança viária, bem como colocar Xanxerê no cenário já que esta é a primeira vez que o Oeste de Santa Catarina possui representante”, comenta.

Além da eleição, outros assuntos que impactam os municípios foram discutidos na 20ª reunião ordinária do Comitra. Entre eles estão o entrave para realização dos leilões de veículos apreendidos no Estado de Santa Catarina pela Polícia Militar e pelos Órgãos e Entidade Municipais de Trânsito e as dificuldades para protesto de dívida ativa das multas de trânsito – cerca de R$ 200 milhões em Santa Catarina. Para discutir esses e outros assuntos de forma mais abrangente, o Conselho organizará o I Congresso de Gestores Municipais de Trânsito. O evento acontecerá em novembro deste ano, em data e local a serem definidos em breve.

Participaram da reunião representantes de Araquari, Balneário Arroio do Silva, Balneário Barra do Sul, Biguaçu, Blumenau, Brusque, Camboriú, Canoinhas, Cocal do Sul, Gaspar, Garopaba, Guabiruba, Guaraciaba, Guaramirim, Içara, Indaial, Jaraguá do Sul, Lindoia Do Sul, Papanduva, Santo Amaro da Imperatriz, São Francisco do Sul, São José, Timbó, Tubarão, Videira e Xanxerê. (Fonte: Ass.Com Fecam)