Abelardo Luz- O Governo Municipal de Abelardo Luz, com apoio de diversos parceiros, está iniciando os preparativos para a realização da ExpoSOJA 2019 – Exposição-Feira Agrocomercial e Industrial de Abelardo Luz. O objetivo é reunir todas as feiras agropecuárias do município em um único e grande evento, destacando as principais potencialidades econômicas, promovendo negócios, entretenimento e acesso às novas tecnologias ao homem do campo e aos visitantes.

A organização geral do evento foi discutida em reunião, na manhã desta quinta-feira (26), com representantes dos produtores de sementes de soja, Câmara de Dirigentes Lojistas, Núcleo de Criadores de Bovinos, Epagri, Cidasc, CTGs, Sindicatos e cooperativas.

A ExpoSOJA será realizada de 4 a 7 de abril de 2019 no Parque de Exposições “Manoel Lustosa Martins”. Na programação geral está prevista a Festa Nacional da Semente de Soja (FestSoja), a Exposição da Indústria e do Comércio, o Leilão do Gado Geral, a Feira da Novilha Leiteira, a Mostra da Bezerra, a Mostra de Pequenos Animais e a Feira de Artesanato e de Produtos Coloniais, entre outros eventos paralelos.

Também está previsto na programação a realização de eventos culturais, gastronômicos, shows regionais e nacionais, além de seminários voltados à bovinocultura de leite, agricultura familiar, cultivo da soja, entre outras palestras para o desenvolvimento da cadeia produtiva.

Busca de patrocinadores

Com a definição do nome e datas já confirmadas, o próximo passo é a formação da Comissão Central Organizadora e suas respectivas sub-comissões para que cada comissão inicie seus trabalhos. Para realização do evento serão firmadas parcerias público-privadas para captação de recursos financeiros junto ao Governo Federal, Estadual e grandes empresas, sendo uma comissão específica para desenvolver esta função.

A ideia é fazer com que a ExpoSOJA se consolide no calendário de eventos do município de Abelardo Luz e também no estado de Santa Catarina, sendo realizada sempre em anos ímpares.

“O nosso município tem um grande potencial em todos os sentidos e neste evento de abril do próximo ano vamos estar reunindo todas as atividades, valorizando do pequeno ao grande produtor, sem esquecer dos microempreendedores. Algumas feiras já vinham sendo feitas e vão ser retomadas para que possamos mostrar de fato toda a força econômica que Abelardo Luz tem, não apenas para o nosso estado, mas para todo o Brasil”, frisou o prefeito Wilamir Cavassini.