Unidos contra a Corrupção

0
326

Observatório Social de Chapecó convida população a aderir ao maior pacote anticorrupção do mundo

Voluntários do Observatório Social (OS) de Chapecó estarão reunidos na próxima segunda-feira (13 de agosto) às 19h na Cantina do CESEC, para tratar sobre o movimento nacional Unidos Contra a Corrupção. Dirigentes, empresários, estudantes e pessoas interessadas em contribuir com a causa estão convidados a participar do evento. Confirme sua presença até esta sexta-feira (10 de agosto) pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 3328-8812.

“Após um longo processo de construção coletiva, uma coalizão de organizações e movimentos apartidários lançou a campanha ‘Unidos contra a Corrupção’. Este é um projeto que unirá o País para que as novas medidas contra a corrupção possam ser referências no debate eleitoral e que cheguem ao novo Congresso Nacional em 2019, como pauta prioritária. Por esse motivo, aderimos à esta campanha”, explica o presidente do OS Chapecó, Armelindo Carraro.

O maior pacote anticorrupção do mundo é composto por 70 medidas, divididas em doze blocos:

  1.  Sistemas, conselhos e diretrizes nacionais anticorrupção;
  2. Participação e controle social;
  3. Prevenção da corrupção;
  4. Medidas anticorrupção para eleições e partidos políticos;
  5. Responsabilização de agentes públicos;
  6. Investidura e independência de agentes públicos;
  7. Melhorias do controle interno e externo;
  8. Medidas anticorrupção no setor privado;
  9. Investigação;
  10. Aprimoramento da resposta do Estado à corrupção no âmbito penal e processual penal;
  11. Aprimoramento da resposta do Estado à corrupção no âmbito da improbidade administrativa;
  12. Instrumentos de recuperação do dinheiro desviado.

As medidas foram redigidas a partir de uma consulta a mais de 900 pessoas de 373 instituições e contou com a colaboração de mais de 200 especialistas, redatores e revisores.

Quero participar

O primeiro passo para aderir a campanha é acessar o site oficial – http://www.unidoscontraacorrupcao.org.br/. Quem tiver interesse pode participar da comissão local do Observatório Social de Chapecó.

A partir de agosto, os candidatos receberão as propostas da campanha Unidos contra a Corrupção e, aqueles que se comprometerem com ela, poderão assiná-la, mostrando adesão à causa. “É importante que as pessoas deixem de lado as questões partidárias e dediquem seu voto a quem está engajado contra a corrupção”, afirma o presidente.

Fonte: MB Comunicação